De 01/11/2021 a 05/11/2021
XVII Semana da Física (SeFís)

Com o tema "No meio do caminho tinha uma pedra: a Física, suas dificuldades, diálogos e desenvolvimentos", os objetivos do evento são discutir as possibilidades e necessidades para o futuro da Física, abordando a construção de mais conexões entre ela e as outras áreas do conhecimento, bem como destacando os desafios no fazer científico e outras dificuldades existentes no meio acadêmico. Também é intuito da SeFís contribuir para a formação profissional e cultural de futuros cientistas, engenheiros e professores e para a ampla disseminação do conhecimento científico, sobretudo entre a comunidade externa à Universidade. Dessa forma, podem participar do evento estudantes de graduação e pós-graduação de quaisquer áreas do conhecimento, bem como estudantes do Ensino Médio e interessados no assunto.
Todas as atividades acontecerão de maneira virtual, pública e gratuita e serão transmitidas ao vivo no canal da SeFis do Youtube. A programação conta com palestras, minicursos e mesas-redondas que abordarão: os diálogos entre a Física e a Matemática, incluindo a Astrofísica e o Covid; Redes Complexas e Internet Quântica; Criomicroscopia Eletrônica; Grupos e Álgebra de Lie para físicos; Negacionismo e Pseudociência; Pesquisa, Educação e Divulgação da Astronomia, entre outros assuntos, com a participação de diversos pesquisadores. Além disso, o evento também conta com uma sessão de apresentação de trabalhos. Podem submeter seus resumos estudantes de graduação e pós-graduação de quaisquer universidades.
As inscrições, tanto para a participação no evento quanto para a submissão de trabalhos, serão feitas neste formulário eletrônico e ficam abertas até dia 10 de outubro. O formulário de inscrição aceita edição após o envio, de modo que modificações no resumo e nos dados podem ser feitas até a data de encerramento das inscrições. Para isso, basta acessar o link recebido juntamente ao e-mail de confirmação de submissão do formulário.

Local: YouTube
Horário: 08:00
Realização: Estudantes de graduação e pós-graduação, com acompanhamento de servidores docentes e técnico-administrativos do Departamento de Física (DF) da UFSCar com apoio do Diretório Acadêmico da Física e do Programa de Educação Tutorial - Licenciatura em Física
Mais informações:

Site da SeFís, Facebook da SeFís e pelo e-mail sefis@df.ufscar.br