Notícia

João Eduardo Justi - Publicado em 22-06-2026 15:30
UFSCar passa a integrar Comitê Gestor do Programa Pró-Araucária
Universidade contribuirá com conhecimento científico para ações de conservação (Foto: Pró-Araucária)
Universidade contribuirá com conhecimento científico para ações de conservação (Foto: Pró-Araucária)

A UFSCar passou a integrar o Comitê Gestor do Programa de Conservação do Pinheiro-Brasileiro (Pró-Araucária), iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil), por meio da Fundação Florestal, voltada à conservação da Araucaria angustifolia, espécie nativa da Mata Atlântica considerada criticamente ameaçada de extinção.

A participação da Universidade ocorrerá na representação das instituições de pesquisa e universidades. Os representantes da UFSCar no Comitê serão os professores do Campus Sorocaba Kelly Cristina Tonello, do Departamento de Ciências Ambientais (DCA-So), como membro titular, e Albano Geraldo Emilio Magrin, do Departamento de Biologia (DBio-So), como suplente.

Lançado durante a Semana do Meio Ambiente, entre os dias 8 e 11 de junho, o Pró-Araucária busca articular ações voltadas à restauração ecológica, à pesquisa científica, à valorização dos conhecimentos tradicionais e ao fortalecimento da cadeia socioprodutiva do pinhão, reconhecendo a importância ambiental, cultural e econômica da araucária para diferentes regiões do Estado de São Paulo.

Ciência e cooperação em prol da conservação
Para os representantes da UFSCar, a participação no Comitê Gestor amplia as possibilidades de colaboração entre universidade, poder público e sociedade na construção de estratégias para a conservação da espécie.

"Para a Universidade, essa participação representa uma oportunidade importante de contribuir com conhecimento científico, formação acadêmica e diálogo com diferentes instituições, produtores, comunidades e gestores públicos", destacam os docentes.

Além de apoiar a formulação e o acompanhamento das ações do programa, a presença da UFSCar no Comitê reforça a contribuição da pesquisa científica para a conservação da biodiversidade e para o desenvolvimento sustentável.

"Seguimos animados e comprometidos em colaborar com essa agenda que une conservação da biodiversidade, cultura, ciência e desenvolvimento sustentável", afirmam.

Conservação da biodiversidade e desenvolvimento sustentável
Símbolo da Mata Atlântica e elemento marcante da paisagem de regiões do Sul e Sudeste do Brasil, a araucária enfrenta ameaças decorrentes da redução de seu habitat e das transformações no uso do solo. Nesse contexto, iniciativas que integram pesquisa, conservação, produção sustentável e valorização de conhecimentos locais são consideradas estratégicas para garantir a preservação da espécie.

Ao integrar o Comitê Gestor do Pró-Araucária, a UFSCar reforça sua atuação em temas relacionados à conservação ambiental e à sustentabilidade, contribuindo para a construção de políticas e ações voltadas à proteção do patrimônio natural brasileiro.

"Que possamos contribuir para que a araucária siga de pé, como espécie, memória, paisagem e possibilidade de futuro", concluem os representantes da Universidade.