Notícia

Alessandra Kuba - Publicado em 15-12-2025 19:00
Rádio UFSCar lança Chamada Pública para programação 2026
Propostas inéditas, inovadoras e de proponentes minorizados serão valorizadas (Foto: Acervo rádio)
Propostas inéditas, inovadoras e de proponentes minorizados serão valorizadas (Foto: Acervo rádio)
Você tem interesse em transformar sua ideia em um programa de rádio? A Rádio UFSCar, emissora educativa da Universidade Federal de São Carlos, acaba de lançar a Chamada Pública para completar a grade de programação de 2026. 

Qualquer pessoa com idade a partir de 18 anos pode propor um programa e escolher sua duração, periodicidade (semanal, quinzenal, mensal, com apenas uma exibição etc) e formato (entrevista, discotecagem, dentre outros). Os interessados devem se inscrever até às 18h do dia 16 de janeiro, pelo endereço www.radio.ufscar.br/chamadapublica

A Chamada Pública de 2026 visa prospectar seis novos programas, além de cadastro reserva. Neste ano, a emissora educativa optou enviar uma carta-convite aos responsáveis pelos programas que já compõem a grade da Rádio UFSCar para que permaneçam na programação no ano que vem. "Nossa intenção foi valorizar os programas que se mantêm alinhados aos objetivos e diretrizes da Rádio UFSCar e, ao mesmo tempo, permitir a inclusão de novos projetos com propostas inéditas, promovendo maior diversidade da nossa programação", ressalta a Coordenadora de Operações da emissora educativa, Vanessa Torres, que também integra a Comissão de Seleção

Para isso, propostas com temas diferentes da grade de programação atual serão submetidas a critérios de pontuação diferenciada. Além disso, proponentes historicamente minorizados - pretos, pardos, indígenas, autodeclaradas mulheres, transgênero e não binário e pessoas com deficiência - também terão acréscimo na pontuação. 

Modalidades de Programas
Os programas são divididos em duas modalidades. Os "Coproduzidos" serão desenvolvidos com a equipe da Rádio UFSCar, ficando o conteúdo musical, entrevistados e/ou locução sob responsabilidade do coprodutor, enquanto a gravação e a edição do conteúdo poderão ser realizadas pela rádio. Nesta modalidade, é necessário que o proponente seja estudante de graduação ou pós-graduação, docente ou técnico-administrativo da UFSCar. 

Já os programas "Independentes" serão produzidos na íntegra pelos seus proponentes e os arquivos com o conteúdo editado serão encaminhados para veiculação na emissora. Nesse caso, qualquer pessoa, mesmo aquelas que não têm vínculo com a UFSCar, podem participar da seleção. Importante ressaltar que, nesta modalidade, para participar da seleção, é preciso enviar um programa-piloto. 

Todas as propostas devem atender às diretrizes do Projeto Editorial da Rádio UFSCar, disponível em www.radio.ufscar.br. Para conferir todos os detalhes, confira o edital. Em caso de dúvidas, envie um e-mail para: radioufscar@gmail.com.