Notícia
A UFSCar conquistou o 10° lugar entre as melhores universidades brasileiras no Ranking Universitário Folha (RUF), divulgado no dia 9 de novembro, e que avaliou 204 universidades, públicas e privadas, de todo o País. No total, a UFSCar alcançou 90,82 pontos de um máximo de 100.
A UFSCar manteve o 8° em Ensino e subiu nos demais indicadores, avançando para o 8° lugar em Pesquisa, 37° em Mercado, 20° em Internacionalização e em 30° em Inovação, com pontuação máxima no Índice Geral de Cursos (IGC) desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC). Confira a classificação geral no site do Ranking Universitário Folha.
A UFSCar teve ainda 15 cursos classificados entre os 10 melhores do país em sua categoria: Engenharia de produção (2°), Engenharia Química (6°), Agronomia (6°), Química (6°), Física (7°), Fisioterapia (7°), Matemática (7°), Engenharia Elétrica (7°), Biologia (8°), Computação (9°), Engenharia Ambiental (8°), Engenharia Civil (9°), Engenharia Mecânica (9°), Filosofia (9°) e Pedagogia (9°). A colocação dos cursos considerou como critérios: Avaliação de mercado, Qualidade de ensino, Mestrado e Doutorado, Nota dos concluintes, Professores com dedicação integral e parcial, Permanência dos alunos e Avaliação de docentes.
Fundada em 1968, a UFSCar foi a primeira Instituição Federal de Ensino Superior instalada no interior do Estado de São Paulo. A Universidade possui quatro campi, nas cidades de São Carlos (sede), Araras, Sorocaba e Buri (Campus Lagoa do Sino) e se prepara para implantar seu quinto campus, na cidade de São José do Rio Preto (SP).
No ranking de universidades produzido pelo grupo Folha estão classificadas as 204 universidades brasileiras, públicas e privadas, a partir de cinco indicadores: pesquisa, internacionalização, inovação, ensino e mercado. Para compor os indicadores de avaliação do RUF foram coletados dados nacionais e internacionais e duas pesquisas de opinião do Datafolha, em cinco aspectos (pesquisa, ensino, mercado, internacionalização e inovação).
"Eu considero a UFSCar uma Universidade grande, no cenário nacional, pela sua qualidade acadêmica e relevância de suas pesquisas, que pode ser justificado de forma resumida por aparecer entre as melhores universidades federais do Brasil em rankings nacionais e internacionais, ter destaque nas áreas de Engenharia, Ciências Exatas, Biológicas e Educação; ter alta produtividade em pesquisa, com diversos programas de pós-graduação com nota 6 e 7 avaliados pela Capes; ter forte atuação na extensão, aproximando a Universidade com o setor produtivo e com a sociedade; e ter uma ótima reputação entre alunos e empresas que valorizam os profissionais formados na UFSCar", analisa o Secretário Geral de Planejamento e Desenvolvimento Institucionais (SPDI), Rogerio Fortunato Junior.
Ranking da Times Higher
Além do subir no RUF, a UFSCar também manteve a 11ª posição entre as universidades brasileiras participantes do World University Rankings 2026, da Times Higher Education (THE), publicado no dia 9 de outubro. O ranking avaliou 2.191 instituições de ensino superior de 115 países, levando em consideração dezoito indicadores, divididos em cinco categorias: Ensino, Ambiente de Pesquisa, Qualidade da Pesquisa, Relação com a Indústria e Perspectiva Internacional.
A UFSCar registrou seu melhor desempenho histórico no World University Rankings 2026, alcançando as maiores pontuações desde que passou a integrar a avaliação, em 2016. O avanço reflete não apenas a estabilidade da Instituição no cenário nacional e internacional, mas também uma evolução consistente em todos os cinco indicadores analisados.
Para a Chefe do Departamento de Informações Institucionais (DeInfo), Nadine Ramos, os resultados de melhor desempenho "reforçam o compromisso contínuo da UFSCar com a excelência acadêmica, a produção científica de impacto e a inserção global, refletindo o trabalho conjunto de toda a comunidade universitária, ressalta.
QS World University Rankings: Latin America & The Caribbean 2026
No dia 1º de outubro, a Britânica Quacquarelli Symonds (QS) também publicou a 15° edição do seu World University Rankings, que avaliou e classificou 492 instituições de 26 países da América Latina e Caribe. Neste ranking, a UFSCar ocupa atualmente a 30ª posição, obtendo faixa classificatória entre 1000 e 1200 globalmente na edição de 2026.
Ao relacionar os critérios e avaliações dos Rankings destacados, Fortunato reconhece que rankings internacionais são instrumentos relevantes para comparação entre universidades, mas ressalta que "devido às diferentes realidades institucionais, os indicadores utilizados podem não refletir plenamente os valores, avanços e impactos regionais de cada universidade. Além disso, o crescimento no número de participantes pode fazer com que, mesmo com melhora na pontuação, a posição relativa da instituição varie de uma edição para outra", complementa.
Mais informações
As séries históricas dos resultados da UFSCar no Britânica Quacquarelli Symonds World University Rankings: Latin America & The Caribbean - South America 2026 e no THE World University Rankings podem ser consultadam na página da Secretaria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Institucionais (SPDI).