Notícia

Adriana Arruda - Publicado em 05-09-2025 13:00
Restaurante Universitário implementa sistema de reconhecimento facial
Operacionalização inicia em 10/9 no Campus São Carlos (Foto: Milanetto/UFSCar)
Operacionalização inicia em 10/9 no Campus São Carlos (Foto: Milanetto/UFSCar)
Na próxima quarta-feira, 10 de setembro, a Coordenadoria de Rede Integrada de Segurança Alimentar (CRISA) da UFSCar iniciará o processo de implantação do novo sistema de controle de acesso do Restaurante Universitário (RU) da Universidade. O acesso ao RU passará a ser por reconhecimento facial, o que dispensará o uso das carteirinhas, garantindo assim mais segurança, agilidade e praticidade para os beneficiários.

O processo será iniciado pelo Campus São Carlos e, após um período de teste da nova tecnologia, será estendido para os outros campi (Araras, Sorocaba e Lagoa do Sino) a partir de outubro, em cronograma ainda a ser definido pela CRISA e pela Secretaria Geral de Informática (SIn).

Num primeiro momento, não será necessária nenhuma ação por parte dos beneficiários, já que serão utilizadas as fotos das carteirinhas atuais disponíveis no banco de dados do SAGUI. Apenas nos casos em que o sistema não consiga realizar o reconhecimento será necessário solicitar uma nova carteirinha no SAGUI.

Para garantir que nenhuma pessoa fique impossibilitada de acessar o RU, durante setembro o sistema funcionará em fase de testes. Como plano de contingência, serão mantidas duas antigas catracas do sistema atual para garantir que pessoas que, eventualmente, tenham problemas com suas fotos, possam utilizar a carteirinha para acessar o RU.

A partir de 1º de outubro, o acesso ao RU do campus Campus São Carlos será apenas por reconhecimento facial.

A CRISA ressalta que a emissão de carteirinhas estudantis pelo SAGUI continua necessária, para garantir que a foto seja inserida no sistema e reconhecida pelas novas catracas de acesso. Além disso, é um documento importante para que os discentes acessem outros serviços da Universidade e  outras políticas voltadas para estudantes (como, por exemplo, a meia entrada em eventos culturais).

Outra novidade é que foram adquiridas, para todos os campi, catracas adaptadas para pessoas com deficiência, o que garantirá o acesso desse público ao RU de maneira independente, segura e ágil.

Cronograma de implementação no Campus São Carlos

10/9 - Retirada das catracas atuais;
11/9 - Instalação das novas catracas de reconhecimento facial e atualização do sistema informatizado;
12/9 - Início do funcionamento do novo sistema, em período de testes;
12/9 a 30/9 - Período para que beneficiários que tenham problemas com o reconhecimento facial possam emitir novas carteirinhas no SAGUI;
1/10 - Início do funcionamento do sistema de forma integral e exclusiva.

Para os demais campi, o cronograma de instalação será divulgado até o dia 15 de setembro.