Notícia

Analice Gaspar Garcia - Publicado em 15-07-2025 13:00
Fotografia e podcast são temas de oficinas artístico-culturais
Iniciativas integram comemorações dos 55 anos da UFSCar (Arte: Henrique Matheus)
Iniciativas integram comemorações dos 55 anos da UFSCar (Arte: Henrique Matheus)
As oficinas do projeto "Oficinas artístico-culturais: Diálogos, Pertencimento e Diversidade nos 55 Anos da UFSCar", iniciativa que integra a programação especial em comemoração aos 55 anos da UFSCar já começam a ser realizadas. Toda a comunidade universitária está convida a participar de duas propostas. Uma delas é a oficina "Afetos à flor da pele", ministrada por Beatriz Silvestre dos Santos, e a outra é a "Podcastaria", ministrada por Eduardo Barreto de Oliveira. A primeira será realizada às quartas-feiras, nos dias 23/7, 30/7, 6/8 e 13/8, no Centrinho da Moradia, das 10 às 12 horas. A segunda, será oferecida às quintas-feiras, nos dias 24/7, 31/7, 7/8 e 14/8, na Sala Multiuso, entre10 horas e 12 horas. Para participar não é necessário fazer inscrição, basta comparecer ao local da oficina no dia e horário da primeira atividade.


"Afetos à Flor da Lente"
A oficina "Afetos à Flor da Lente" é uma proposta artístico-cultural que une fotografia com celular e escrita criativa para promover o pertencimento, a escuta e a expressão sensível da comunidade universitária. Partindo da diferenciação com que cada pessoa se relaciona com o campus, a oficina convida os participantes a observarem os espaços da UFSCar com mais atenção, sensibilidade e afeto, registrando, por meio de imagens e palavras, os detalhes, memórias e sensações que os conectam à universidade. Combinando o ensino de técnicas básicas de fotografia a exercícios de escrita criativa, os participantes serão convidados a produzirem textos breves como cartas, poemas, reflexões ou memórias, inspirados em suas próprias fotografias, traduzindo seus olhares sobre o campus. 

"Podcastaria"
A oficina "Podcastaria" combina exposição teórica com atividades práticas. A metodologia se baseia no conceito de aprendizado por projeto, no qual o participante aplica o conhecimento adquirido diretamente na construção de seu próprio produto ao longo dos módulos. O curso será dividido em quatro etapas sequenciais. No Módulo I - Estruturação e Roteirização, serão abordados os fundamentos para a criação de um projeto de podcast. Os tópicos incluem a definição de público-alvo, formato, linha editorial e a construção de roteiros. Serão estudadas diferentes estruturas narrativas, técnicas de storytelling e a escrita voltada para a linguagem oral, capacitando o participante a criar um roteiro coeso.

O Módulo II - Captação de Áudio, será focado nos aspectos técnicos da gravação. Serão apresentados os tipos de microfones e equipamentos essenciais, porém a ideia é que os participantes usem o celular para a captação de áudio, facilitando o acesso de todos a oficina. O Módulo III - Edição e Pós-Produção irá abordar o processo de edição de áudio, desde os cortes básicos e limpeza de ruídos a técnicas de mixagem, inserção de trilhas sonoras e vinhetas. O Módulo IV - Finalização e Distribuição, irá instruir sobre a exportação do arquivo de áudio nos formatos adequados e os procedimentos para publicação em plataformas de hospedagem. Serão abordados também os metadados (título, descrição, capa) e o funcionamento dos principais agregadores de podcast, como Spotify e Apple Podcasts.

O projeto "Oficinas Artístico-Culturais: Diálogos, Pertencimento e Diversidade nos 55 Anos da UFSCar" consiste na oferta de oficinas elaboradas e conduzidas por estudantes da UFSCar contemplados com bolsas de extensão, e ocorrerá até o mês de dezembro. A coordenação é feita pela Coordenadoria de Cultura (CCult), em parceria com o Instituto da Cultura Científica (ICC) e a Coordenadoria de Articulação em Saúde Mental (CASM), vinculada à Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (ProACE), com apoio da Pró-Reitoria de Extensão (ProEx).

Para mais informações sobre o cronograma das próximas oficinas, acompanhar a página da Coordenadoria de Cultura no Instagram @cultura_ufscar.