Notícia

Analisar o conhecimento de estudantes da área da saúde com relação às medidas de controle de infecção e biossegurança da tuberculose (TB), com foco na identificação de lacunas formativas. Este é o objetivo central de pesquisa de Iniciação Científica realizada no Departamento de Enfermagem (DEnf) da UFSCar. Dentre as expectativas do estudo está o apoio a políticas internas nas universidades sobre práticas seguras relacionadas à temática na formação de profissionais de saúde. Até 30 de junho, estudantes de graduação de cursos da área podem preencher um questionário eletrônico e colaborar com o estudo.
O trabalho é realizado pela estudante Letícia Cezarino, sob orientação de Mellina Yamamura, docente do DEnf. De acordo com a pesquisadora, é importante avaliar o conhecimento dos estudantes da área da saúde, pois eles representam uma população potencialmente exposta à tuberculose, especialmente em estágios e ambientes clínicos. "Analisar seus conhecimentos acerca dessa temática permite a identificação de lacunas na formação e promove práticas seguras e baseadas em evidência, com a finalidade de reduzir riscos de contágio e prevenir a transmissão da TB em serviços de saúde e na comunidade em que eles estão inseridos", destaca Cezarino.
Ela aponta que, teoricamente, os conteúdos sobre tuberculose, biossegurança e controle de infecções estão previstos nas Diretrizes Curriculares Nacionais de cursos da área da saúde. "Entretanto, a abordagem prática e o aprofundamento técnico sobre essas medidas, grande parte das vezes, são insuficientes, o que justifica a necessidade de analisar e avaliar o que, de fato, está sendo aprendido e aplicado por esses estudantes", pontua a pesquisadora. Cezarino acrescenta que o levantamento vai gerar evidências científicas acerca do nível de conhecimento da população acadêmica desses cursos sobre a temática, o que permitirá subsidiar ações educativas dentro das instituições de ensino.
A expectativa é que o estudo encontre níveis diversos de conhecimento e lacunas em diferentes domínios. "Tais resultados poderão ser utilizados para revisar e reforçar conteúdos curriculares, desenvolver intervenções e ações educativas mais direcionadas entre os estudantes e, além disso, esses dados possibilitam o fortalecimento das políticas de biossegurança nas práticas universitárias, o que contribui para a formação de futuros profissionais mais preparados e seguros em suas condutas, impactando diretamente na saúde pública", reflete a pesquisadora sobre a contribuição da pesquisa.
Voluntários
Para desenvolver o projeto são convidados estudantes de cursos de graduação da área da saúde, como Enfermagem, Medicina, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Gerontologia, Nutrição, Psicologia, Odontologia, dentre outros, de instituições públicas, privadas ou filantrópicas, que estejam com a matrícula ativa em qualquer período do curso. Interessados precisam apenas responder este questionário eletrônico até o dia 30 de junho.
O projeto tem financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFSCar (CAAE: 79440324.0.0000.5504).