Eduardo Sotto Mayor - Publicado em 25-01-2024 12:10
Documentário mostra Comunidade UFSCar divulgando Ciência em São Carlos
Documentário mostra Comunidade UFSCar divulgando Ciência em São Carlos. Imagem: Divulgação
A UFSCar acaba de lançar o minidocumentário "UFSCar na Área!", curta-metragem gravado em outubro de 2023, durante a 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. A produção acompanha estudantes, pesquisadores, docentes e técnico-administrativos - de diferentes áreas do conhecimento - indo ao encontro de diferentes grupos sociais para divulgar a própria Universidade e conversar sobre a Ciência desenvolvida na Instituição. A comunidade da UFSCar esteve presente, naquela ocasião, nas linhas de ônibus do transporte público coletivo de São Carlos e no evento "São Carlos Experience", que reuniu cientistas, empresários e representantes do poder público. O minidocumentário "UFSCar na Área!" pode ser conferido no canal UFSCar Oficial no Youtube.

A ideia de levar a Comunidade UFSCar ao encontro dos passageiros do transporte público coletivo surgiu em parceria com a Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de São Carlos. Durante dois dias, equipes formadas por servidores e estudantes abordaram, em diferentes trajetos, os mais variados assuntos, como parto natural, envelhecimento, biodiversidade, ergonomia, fenômenos físicos, saúde, tecnologia, linguagem, dentre outros, apresentando para a população uma série de iniciativas desenvolvidas em laboratórios e outros espaços de produção de conhecimento na UFSCar.

"A resposta da comunidade universitária ao nosso chamado foi surpreendente. Sabemos que só vamos alcançar todas as pessoas, de fato, indo aonde elas já estão, onde elas já vivem o seu cotidiano, a sua vida de trabalho, de lazer. A UFSCar precisa ir aos diferentes lugares, conversar com os diferentes públicos", avalia Mariana Pezzo, Diretora do Instituto da Cultura Científica (ICC) da UFSCar e coordenadora do projeto "UFSCar na Área!". A jornalista lembra que a influência da universidade está em todos os lugares, porém nem todas as pessoas têm essa percepção. "Tudo o que acontece e é produzido nas Instituições de Ensino Superior e de Ciência e Tecnologia, como é o caso da UFSCar, tem um impacto direto e profundo na vida da sociedade como um todo. Cada aula ministrada, cada pesquisa conduzida e cada descoberta alcançada vai muito além das classes e dos laboratórios. O presente e o futuro são moldados a partir disso. O conhecimento gerado inspira inovações, transforma a tecnologia, revoluciona o cotidiano, impulsiona a economia e pode melhorar muito a qualidade de vida das pessoas", ressalta.

Para Renato Luvizoto, docente no Departamento de Engenharia de Produção (DEP) da UFSCar e um dos participantes do "UFSCar na Área!", é de extrema importância transpor os muros da universidade. "Essa iniciativa promove a Ciência em uma linguagem acessível para as pessoas perceberem, de forma mais tangível e palpável, o que a gente faz", afirmou durante as gravações. Por sua vez, Jamile Bussadori, professora no Departamento de Enfermagem (DEnf), classificou a iniciativa como fantástica. "Conseguimos mostrar que a Ciência não é algo intocável, impossível, e que a gente pode contribuir para várias questões", destacou. Já Maria Beatriz Magoci Dal Secco, estudante do curso de Licenciatura em Biologia que também participou da ação nos ônibus, contou que mesmo com a pressa, com a correria do dia a dia, os passageiros se mostraram interessados. "Acho muito importante essa tarefa da divulgação científica. O pessoal de São Carlos foi muito receptivo", disse. "Eu já tinha andado de ônibus e já tinha divulgado Ciência, mas os dois juntos eu não tinha feito ainda não", comentou Gabriel Baroni, estudante do curso de Física da UFSCar. "O que a gente percebe é que a população está aberta a receber o conhecimento, a notícia, a informação. Foi muito interessante", concluiu Pedro Galetti, professor no Departamento de Genética e Evolução (DGE).

O projeto "UFSCar na Área!" também esteve presente na São Carlos Experience, cuja programação reuniu mais de 60 eventos gratuitos, entre palestras, apresentações e discussões, além de atrações culturais e festivais gastronômicos. Ao longo de cinco dias, em diferentes locais da cidade, o público participou de atividades promovidas por universidades, empresas e outras organizações, para debater assuntos relacionados a indústria, cidades inteligentes, o futuro do trabalho, agricultura, diversidade, economia solidária, arte e cultura, dentre outros temas.

A UFSCar esteve presente na São Carlos Experience por meio de um estande montado no hub de inovação Onovolab. No local, ocorreu uma programação de palestras, oficinas e outras iniciativas de diálogo que evidenciam a diversidade de áreas de atuação da Universidade. "Nossa participação na São Carlos Experience visou criar oportunidades e apoiar a comunidade universitária no contato e na estruturação de projetos em parceria com diferentes segmentos sociais, de escolas e poder público às empresas e indústrias", situa Mariana Pezzo. "Muitas vezes, estamos muito distantes do setor produtivo e da sociedade. Por isso, esse evento é extremamente importante para mostrar para todas as pessoas o que a gente desenvolve e para fazer uma prestação de contas porque, afinal, nós somos mantidos pelo dinheiro público", evidencia Marcio Turra, professor no Departamento de Engenharia Mecânica (DEMec).

O projeto "UFSCar na Área!" conta com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por meio do edital de apoio às atividades da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O projeto aprovado prevê a itinerância para os demais municípios em que a UFSCar tem seus campi, o que acontecerá ao longo de 2024.

O minidocumentário "UFSCar na Área" pode ser conferido no canal UFSCar Oficial no Youtube.