Notícia
Aconteceu, entre os dias 8 e 11 de novembro, o 8º Encontro Nacional do Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais (Cogecom), numa realização das duas universidades anfitriãs - Universidade Federal do ABC (UFABC) e a UFSCar -, em parceria com a Diretoria Nacional do Cogecom. A primeira parte do Encontro, no dia 8 de novembro, foi realizada no Campus Santo André da UFABC. A programação dos dias 9, 10 e 11 de novembro continuou no Campus São Carlos da UFSCar.
O mote do 8º Encontro do Cogecom foi "Comunicação Pública e Cultura Científica: o papel das IFES". A troca de experiências entre gestores e profissionais de comunicação aconteceu em quatro painéis, que tiveram como eixo central a atuação em rede para enfrentar desafios da comunicação. "Sabemos que a atuação em rede é a força do Cogecom. Somos mais de 60 Instituições Federais de Ensino Superior espalhadas por todo o Brasil em capitais e também nos interiores do País. E isso faz com que tenhamos uma capilaridade que nenhuma outra rede de comunicação tem", afirmou Mariana Luz, Diretora da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) da UFSCar durante a abertura do evento. Ela esteve à frente da comissão organizadora junto às jornalistas Mariana Pezzo, Diretora do Instituto da Cultura Científica (ICC) da UFSCar, Analice Garcia, da Assessoria de Comunicação da Reitoria da UFSCar, Mariella Mian, Coordenadora da Assessoria de Comunicação e Imprensa da UFABC, e Maíra Bittencourt, Diretora do Cogecom.
Durante a abertura do evento, Maíra Bittencourt destacou os avanços ocorridos da edição anterior do evento, em Aracaju (SE), quando as ameaças à democracia vivenciadas no Brasil eram constantes, para a atual. "Nós construímos muito e evoluímos muito de lá para cá. Então, se a gente falava em agosto do ano passado em defender as nossas instituições e tentar ter um espaço de voz, tentar colocar a comunicação no lugar de onde ela nunca devia ter saído e também as nossas universidades, hoje nós temos outra conjuntura. Ao longo desse ano, com o apoio de cada um, com a parceria de cada um, com o engajamento desse grupo do Cogecom como um todo, nós conseguimos sair de um lugar em que a gente queria ganhar um pouquinho de voz e expandir redes de rádios e TVs. Conseguimos avançar na nossa agência, criar espaço de interlocução com o governo e se tornar respeitado. Hoje o Cogecom tem um espaço de respeito perante vários espaços políticos do nosso País. Isso é porque nós construímos um trabalho relevante ao longo desse período", afirmou.
Programação
A programação englobou mesas, conferências e painéis, com temas como as relações entre o Sistema Federal de Educação Superior e a imprensa nacional e regional e o papel das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) e outras IES públicas na promoção da cultura científica no Brasil. "A programação do evento foi pensada com enfoque na intersecção entre a comunicação pública, no contexto das Instituições Federais de Ensino Superior, como propulsora da cultura científica na sociedade. Nesse sentido, destaco, da programação, dentre tantas coisas bacanas, a oportunidade que tivemos, em uma das mesas, de dialogar com jornalistas de veículos de imprensa consolidados e de diferentes linhas editoriais", ressaltou a Coordenadora da Assessoria de Comunicação e Imprensa da UFABC.
"Essa é a primeira vez que a Universidade Federal do Delta do Parnaíba participa de encontro do Cogecom", contou Heidi Gracielle Kanitz, Coordenadora de Comunicação Institucional da UFDPar, durante o evento. "Então, para a gente, é tudo bastante desafiador e interessante, porque a ideia da participação nos encontros do Cogecom era poder aprender com essas práticas e com essas experiências e poder trocar essas ideias, tendo em vista que a nossa estrutura e o nosso setor diferem muito das outras instituições, porque nós somos uma estrutura supernova. Então, com apenas cinco anos de criação, enfrentamos todos os desafios em termos de orçamento e estrutura e equipe e, para mim, está sendo bastante interessante perceber que, apesar de nós termos instituições já com décadas de experiência e de história, nós partilhamos, às vezes, dos mesmos desafios", disse a gestora.
Para o Coordenador de Divulgação e Jornalismo Científico da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Salvador Gomes, foi muito interessante participar de um evento nacional que reuniu pessoas de diferentes lugares do País, com realidades diferentes. "Temos uma equipe muito heterogênea, de realidades muito diferentes: gente com uma equipe muito desenvolvida, tanto em termos de maturidade da própria equipe como em condição de infraestrutura, e temos universidades de dez, seis anos que estão vindo agora e estão tentando montar sua estrutura. O que mais me chamou a atenção foi esse contexto de diversidade", afirmou Gomes. "O que a gente vai comunicar dentro desse contexto? Perguntas como essa, dentro desse contexto abrangente e heterogêneo, são muito estimulantes para, depois, a gente voltar para os nossos lugares, pensar a nossa realidade e não perder nenhum vínculo desse, pois não é uma vez por ano que a gente constrói rede", concluiu o participante.
Para saber como foram as discussões, acesse o conteúdo da transmissão online do evento disponível no canal da UFABC no YouTube, através do link www.youtube.com/@ufabcoficial/streams.
Carta de Santo André e São Carlos
Na assembleia realizada no dia 10 de novembro, foi aprovada a Carta de Santo André e São Carlos, que apresenta os compromissos assumidos pelo Cogecom para o próximo ano, estabelecidos a partir das discussões realizadas ao longo do 8º Encontro Nacional.
Além de reafirmar a luta do Colégio pela autonomia universitária e pela comunicação pública, a carta ainda salienta os seguintes pontos:
"- Defendemos que a expansão universitária precisa planejar e incluir a ampliação das estruturas de Comunicação, com infraestrutura, investimento e pessoas;
- Assumimos o compromisso de reforçar a atuação em rede, compartilhando saberes, enfrentando as assimetrias entre as instituições e trabalhando para diminuí-las;
- Entendemos que a Comunicação nas Instituições de Ensino Superior é e precisa ser estratégica, dialógica, relacional e não autoritária. Neste sentido, analisar as próprias práticas enquanto práxis é urgente;
- Destacamos a necessidade do combate à desinformação e compreendemos as Ifes como protagonistas no trabalho de educação midiática e garantidora da Democracia;
- Ressaltamos a participação deste Colégio e seus atores como fundamental na construção das políticas públicas federais em suas mais amplas dimensões. A Comunicação não pode ser reduzida à divulgação;
- Assumimos o compromisso de manter o Cogecom forte e atuante, tanto em sua dimensão nacional quanto regional."
Para conferir o documento na íntegra, clique aqui.
Gestão 2024
Durante o 8º Encontro Nacional, também foi realizada a eleição para a Gestão 2024 do Cogecom, com recondução da professora Maíra Carneiro Bittencourt Maia, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), para a direção. A vice-direção passa a ser ocupada pela professora Rose Mara Pinheiro, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), e a secretaria pelo jornalista Ricardo Fagundes Sangiovanni, da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e pela professora Kamila Bossato Fernandes, da Universidade Federal do Ceará (UFC). As coordenações regionais ficaram com a seguinte composição:
Região Centro-Oeste
Bianca Cegati Ozuna (Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD)
Mônica Nogueira (Universidade de Brasília - UnB)
Região Nordeste
Malu Silva Carvalho (Universidade Federal do Sul da Bahia - UFSB)
Renata Cristina de Sá Barreto Freitas (Universidade Federal do Vale do São Francisco - Univasf)
Região Norte
Albanira Maria Coelho (Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA)
Gilberto Mendes da SIlveira Lobo (Universidade Federal do Acre - Ufac)
Região Sudeste
Fábia Lima (Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG)
Renata Maria de Oliveira Neiva (Universidade Federal de Uberlândia - UFU)
Região Sul
Flávia Rubiane Durgante (Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS)
Janine de Kássia Rocha Bargas (Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - UFCSPA)
Sobre o Cogecom
O Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais (Cogecom) foi criado em 2016 e tem como principal objetivo assessorar a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) na área de Comunicação. Desde sua criação, o Cogecom realiza encontros anuais onde são debatidas políticas nacionais de comunicação social, para construção conjunta de ações entre as universidades federais; políticas de cooperação entre as instituições envolvidas, com vistas à transformação do modelo de comunicação universitária; valorização da comunicação pública no ambiente das universidades com ênfase em princípios como transparência, diálogo com a sociedade, o interesse público entre outros.
Mais informações do 8º Cogecom podem ser acessadas no site https://ufabc.net.br/cogecom2023.