Denise Britto - Publicado em 21-03-2023 08:00
UFSCar implementa novas ações na área de gestão ambiental
São destaques a Trilha da Natureza acessível e a Rede SustentAção (Imagem: Mauricio Xavier/UFSCar)
Você sabe quem monitora as árvores nos quatro campi da UFSCar? E quem propõe ações de educação ambiental na Universidade? Essas e outras ações são gerenciadas com suporte da Secretaria Geral de Gestão Ambiental e Sustentabilidade (SGAS). Para 2023, a Secretaria planejou e já está executando uma série de práticas positivas na área de gestão ambiental da UFSCar.

Uma delas é promover maior acessibilidade para o projeto "Visitas Orientadas à Trilha da Natureza", que propõe passeios guiados, em diversas modalidades, no fragmento do Cerrado da UFSCar. Foram adquiridas duas cadeiras de rodas scooters motorizadas, tornando a trilha mais acessível a pessoas com mobilidade reduzida. A estreia dos equipamentos foi realizada com a parceria da equipe Somos Cultura, da Coordenadoria de Cultura (CCult) da UFSCar, no dia 11 de março, em evento voltado para pessoas com deficiência, mas também aberto a toda a comunidade, promovendo uma experiência integrada e proveitosa no fragmento do Cerrado do Campus São Carlos da UFSCar.

"A ação faz parte de um projeto de manejo das áreas naturais do Campus São Carlos", explica Érica Pugliesi, professora do Departamento de Ciências Ambientais (DCAm), que está à frente da SGAS. "Dentre essas atividades, nós já estamos fazendo, nesse primeiro semestre, algumas ações para ampliar, particularmente, a acessibilidade para as pessoas, tanto da comunidade interna como externa, poderem não só ter acesso, mas também melhores condições de deslocamento até a área da Trilha da Natureza". Também foi iniciado um processo de reconstrução do tablado da Trilha da Natureza, "que é um local histórico e que tem um significado muito importante e que é utilizado para várias atividades de educação ambiental".

Rede SustentAção
Outra iniciativa da agenda positiva da SGAS para 2023 foi a assinatura de um protocolo de participação para formar a Rede SustentAção em conjunto com outras instituições do estado de São Paulo, incluindo universidades públicas federais. O objetivo, segundo a Secretária Geral de Gestão Ambiental e Sustentabilidade (SGAS), é "discutir, fazer o compartilhamento de experiências, de trocas e de soluções que sejam mais sustentáveis".

Dentro dessas práticas de gestão pública mais sustentável, a SGAS está trabalhando em dois eixos. Um deles é a gestão de resíduos sólidos. Para isso, a UFSCar iniciou, no ano passado, a elaboração do Plano de Gestão de Resíduos Sólidos multicampi e já está finalizando a primeira etapa, identificando "quais são os pontos geradores de resíduos para que possamos adequar, caso haja alguma demanda de infraestrutura ou ainda que seja feita a disposição final ambientalmente adequada desses resíduos", comenta a professora da UFSCar. O segundo eixo refere-se a compras públicas sustentáveis. "É quando tratamos desde o momento da aquisição dos produtos e serviços da Instituição", explica a docente.

A Rede SustentAção, buscando divulgar ações como essas, realizou, no último dia 15 de março, o "1º Fórum da Rede SustentAção-SP: os ODS e as boas práticas na Administração Pública". Pugliesi relata que "esse foi um primeiro momento de compartilhar essas primeiras experiências, mas também há uma programação para próximos eventos". O Fórum foi realizado na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e transmitido ao vivo pela Internet, podendo ser acessado na íntegra no canal da Rede SustentAção no YouTube (@Rede SustentAção).

Os órgãos signatários do Protocolo de Intenções da Rede SustentAção são: Universidade Federal de São Paulo; Fundação Universidade Federal do ABC; Fundação Universidade Federal de São Carlos; Instituto Federal de Educação e Ciência e Tecnologia de São Paulo- Advocacia-Geral da União; Tribunal de Justiça Militar de São Paulo; Associação Paulista de Municípios; Justiça Federal de Primeiro Grau em São Paulo; e Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo.

Na Pauta - Entrevista
Tanto a acessibilidade na Trilha da Natureza quanto a criação da Rede SustentAção são tema de mais uma edição do programa "Na Pauta - Entrevista", que tem como convidada Érica Pugliesi, Secretária Geral de Gestão Ambiental e Sustentabilidade. A íntegra da conversa está disponível no Canal UFSCar Oficial no Youtube (@UFSCarOficial). Não perca!