João Eduardo Justi - Publicado em 28-02-2023 17:00
UFSCar divulga 1ª chamada para ingresso nos cursos de graduação
Requerimento virtual de matrícula deve ser realizado de 2 a 8 de março (Imagem: CCS)

A UFSCar divulgou a lista das pessoas convocadas para requerimento de matrícula em primeira chamada, para ingresso nos cursos de graduação presenciais, por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

As pessoas convocadas deverão requerer a matrícula, impreterivelmente, no prazo de 3 a 8 de março, e enviar a documentação para as comissões institucionais de verificação documental, de acordo com a modalidade escolhida no momento da inscrição pelo SiSU.

Para efetuar o requerimento de matrícula no formato remoto, a pessoa candidata deve atentar-se às orientações presentes na folha de rosto da publicação de convocação. Os requerimentos devem ser feitos em sistema da UFSCar e exigem da pessoa o acesso ao e-mail cadastrado no momento das inscrições no Enem e no SiSU. Caso a pessoa candidata não tenha mais acesso ao e-mail cadastrado, deve solicitar, o mais rápido possível, e só até o dia 3/3, a alteração dos dados, também seguindo as instruções da folha de rosto, para conseguir realizar o requerimento dentro do prazo previsto.

No momento do requerimento, as pessoas candidatas inscritas em modalidades de reserva de vagas devem enviar a documentação para as bancas das comissões institucionais de verificação da autodeclaração étnico-racial (CVA), de aspectos biopsicossociais da Pessoa com Deficiência (CVDD) e de aspectos socioeconômicos (Civase).

Para facilitar o processo, somente estarão disponíveis na página de acesso da pessoa convocada os formulários correspondentes à sua modalidade. Sendo assim, é obrigatório o preenchimento de todos os formulários presentes após o primeiro acesso.

A não realização do requerimento de matrícula dentro do prazo previsto (de 3 a 8/3) resulta na exclusão da pessoa candidata do processo seletivo.

A UFSCar está ofertando 2.893 vagas na primeira edição do SiSU/2023, distribuídas em 65 cursos presenciais de graduação nos campi de São Carlos, Araras, Sorocaba e Lagoa do Sino. Para concorrer às vagas, as pessoas candidatas precisam ter prestado o Enem e se inscrito no SiSU, no período de 16 a 24 de fevereiro, quando puderam escolher duas opções de cursos. No caso da UFSCar, todos os procedimentos para matrícula serão feitos integralmente em formato remoto.

Outras informações podem ser obtidas por meio de contato com a Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad) da UFSCar, neste link, ou pelo e-mail da Coordenadoria de Ingresso na Graduação (CIG), o ingresso@ufscar.br.

Confira:
- Orientações para requerimento virtual de matrícula - 1ª Chamada;
- Lista de pessoas convocadas para requerimento de matrícula - 1ª Chamada;
- Edital que regulamenta o ingresso na graduação da UFSCar;
- Edital acessível com audiodescrição;
- Cronograma da seleção para ingresso em cursos presenciais de graduação 2023.