Denise Britto - Publicado em 17-02-2023 09:00
UFSCar divulga oportunidades de mobilidade internacional para estudantes
Evento apresentou oportunidades para graduação e pós-graduação (Foto: Denise Britto / CCS)
Superinteressante. Fantástica. Inigualável. Foi assim que três estudantes da UFSCar classificaram suas experiências de intercâmbio durante uma roda de conversa sobre oportunidades de mobilidade internacional. O evento, promovido pela Secretaria Geral de Relações Internacionais (SRInter) da UFSCar, aconteceu na última quarta-feira, dia 15 de fevereiro, na área de convivência da Biblioteca Comunitária (BCo) da Universidade.

Na ocasião, a equipe da SRInter apresentou algumas modalidades de mobilidades acadêmicas internacionais para graduação e pós-graduação: os editais no âmbito dos acordos de cooperação (sem bolsa), que abrangem principalmente os países da Europa, Ásia e América do Norte, e também os editais para o Programa Escala de Estudantes de Graduação da Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM), que contempla mobilidade na Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai.

"Para fazer mobilidade, é preciso planejamento. O estudante precisa se preparar com antecedência, conhecer as regras dos editais, providenciar o passaporte, possuir uma proficiência e verificar os requisitos necessários. O objetivo dessa roda de conversa é despertar no estudante o interesse em realizar uma mobilidade acadêmica internacional e chamar a atenção para a importância de estarem preparados no momento da inscrição para os editais.", explicou Andréia Businaro Forim, Diretora da Divisão para Mobilidade nas Relações Internacionais. Uma dica importante, segundo Forim, é consultar os editais anteriores, disponíveis no site da SRInter (www.srinter.ufscar.br).

Para esses editais, frutos de acordos bilaterais, são ofertadas mais de 100 vagas por semestre. "Mesmo sem bolsa, os estudantes possuem algumas vantagens como, por exemplo, a isenção das taxas acadêmicas e a facilidade no processo. Uma mobilidade internacional vai fazer toda a diferença no currículo de vocês", destacou Forim durante o evento. É o caso da estudante de Engenharia Mecânica da UFSCar, Lara Souza Martins Fernandes. Ela conseguiu uma Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE), da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo (Fapesp), e atuou, durante quatro meses, no Instituto Superior Técnico, na cidade de Lisboa, em Portugal. "Eu sempre quis participar de intercâmbio, mas não tinha condições", contou a estudante. Então, logo no início da graduação, ela procurou seu orientador e perguntou: "O que eu posso fazer para isso acontecer?". Fernandes detalhou, durante a roda de conversa, como conseguiu a bolsa e como foi sua experiência em Portugal. Quem também compartilhou o sucesso da mobilidade internacional foi o estudante de Engenharia Física da UFSCar, Gabriel Ferreira Mendes; ele se interessou pelo edital do Acordo de cooperação bilateral para a Università degli Studi di Roma "La Sapienza", na Itália, e estudou em Roma de fevereiro a julho do ano passado. "Essa experiência agrega muito no currículo. Vale a pena!", declarou Mendes, que conversou com os colegas de Universidade sobre como é chegar em um país que você não conhece. Ele também deu dicas sobre despesas de hospedagem, transporte e alimentação, além de idioma e disciplinas.

Além dos acordos bilaterais, a UFSCar participa de programas estruturados para mobilidade. Um deles é o Programa ESCALA de Estudantes de Graduação da Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM). "Pela AUGM, não é preciso comprovar proficiência e o estudante tem alimentação e hospedagem pagas pela universidade anfitriã, além de um auxílio da UFSCar para compra de passagem aérea e seguro. Por isso, as vagas são mais concorridas", detalhou Bruno Soto de Andrade, responsável pelo Programa na UFSCar.

Quem foi selecionada para uma das vagas da AUGM foi Karina Garcia Padilha, egressa do curso de Licenciatura em Educação Especial. Durante a graduação, ela estudou quatro meses e meio na Universidad Nacional de Cuyo, na cidade de Mendoza, na Argentina. "Antes de ir, fiz algumas aulas em Espanhol. Mas, chegando lá, tudo era em Espanhol e isso fez com que eu desenvolvesse muito mais o idioma", conta a intercambista. "Eu queria aproveitar tudo! Foi uma troca intercultural muito grande.", relembra Padilha, que fez amizades no intercâmbio e, depois, voltou a viajar para rever amigos e também recebeu amigos no Brasil.

Atendimento
Todos os editais, com informações detalhadas, são lançados semestralmente e ficam disponíveis no site www.srinter.ufscar.br (na opção "Estude no Exterior"), na página do Facebook (@UFSCarSRInter) e também no Instagram @ufscar_srinter

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail mobilidade-srinter@ufscar.br e pelo telefone (16) 3351-8402. A Secretaria Geral de Relações Internacionais está localizada no prédio do Instituto de Estudos Avançados e Estratégicos (IEAE) da UFSCar, na área Norte do Campus São Carlos e a equipe da SRInter está disponível para atendimento presencial, nos dias e horários informados no site (na aba Contato).