Eduardo Sotto Mayor - Publicado em 14-02-2023 13:00
Especialização em Fisiologia Clínica do Exercício recebe inscrições
Especialização em Fisiologia Clínica do Exercício está com inscrições abertas (Divulgação)
A Fisiologia Clínica do Exercício é a área responsável pelo estudo dos efeitos do exercício físico sobre as funções do corpo humano para prevenir o desenvolvimento de doenças ou promover a recuperação funcional de pacientes. Exercícios físicos funcionam como um remédio universal para o organismo humano: a prática proporciona saúde física e mental, prevenindo e tratando doenças para promoção de uma vida mais saudável e longa. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), a atividade física regular ajuda a prevenir e controlar doenças como: infarto, AVC e pressão alta, além de tipos de câncer e diabetes tipo 2, por exemplo.

Para atualização de conhecimentos e formação de profissionais capacitados no uso de exercícios físicos como recursos terapêuticos para o tratamento de diversas condições, estão abertas as inscrições para a Especialização em Fisiologia Clínica do Exercício ofertada pela UFSCar. O curso, promovido pelo Departamento de Ciências Fisiológicas da Universidade, traz disciplinas direcionadas ao tratamento de hipertensão, diabetes, obesidade, câncer, doenças autoimunes, doenças articulares, além vivências como: fisiologia clínica hospitalar, suporte básico de vida e socorro de emergência.

A especialização é voltada para profissionais de educação física, fisioterapeutas, médicos, nutricionistas, psicólogos, gerontólogos e demais interessados na temática. As atividades, com duração sete meses, serão realizadas a partir do dia 15 de março, em formato online, com plantões ao vivo, que permitem interações entre alunos e professores, colaborando para o desenvolvimento de habilidades digitais. Os interessados podem se inscrever até o dia 3 de março pela Plataforma Box UFSCar. Na página, há mais informações, como disciplinas, docentes e valores de investimento. Outras informações podem ser obtidas pelo WhatsApp.