Adriana Arruda - Publicado em 09-02-2023 18:00
Pesquisadoras da UFSCar falam sobre desafios na carreira de cientista
Professoras refletem sobre a importância de ocupar espaços científicos (Imagem: Maurício Xavier)

Em alusão ao Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, celebrado em 11 de fevereiro, o Instituto da Cultura Científica (ICC) da UFSCar apresenta vídeos com docentes e pesquisadoras, no intuito de dar visibilidade às mulheres cientistas da Universidade e, assim, construir referências de possibilidades na carreira para as novas gerações.

No material produzido, professoras da UFSCar relatam alguns obstáculos enfrentados ao longo de suas carreiras. Dentre os tópicos abordados está a forma inoportuna como não raramente são tratadas no ambiente acadêmico. Mas, apesar dos relatos evidenciarem como cotidianamente passam por situações desafiadoras, as participantes ressaltam a importância de resistir e ocupar, cada vez mais, estes espaços. Elas asseguram ser possível, para todas as mulheres, desenvolver pesquisas de qualidade e de ponta, em qualquer área do conhecimento.

As participantes também deixam recados para meninas e mulheres que pensam em seguir a carreira de cientista e comentam sobre a importância do incentivo, da união e de redes de apoio para as mulheres do futuro.

Participaram, da iniciativa, docentes de todos os campi - São Carlos, Araras, Sorocaba e Lagoa do Sino - da Universidade.

Confira os vídeos na íntegra:

Marystela Ferreira, docente no Departamento de Física, Química e Matemática do Campus Sorocaba:

Daiane Aparecida Zuanetti, docente no Departamento de Estatística do Campus São Carlos:

Tathiane Milaré, docente no Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação do Campus Araras:

Anaí Floriano Vasconcelos, docente no Centro de Ciências da Natureza do Campus Lagoa do Sino:

Roselena Faez, docente no Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação do Campus Araras:

Paula Serrão, docente no Departamento de Fisioterapia do Campus São Carlos:

Viviane Melo de Mendonça, docente no Departamento de Ciências Humanas e Educação do Campus Sorocaba: