Denise Britto - Publicado em 06-02-2023 09:00
UFSCar oferece curso online e gratuito sobre Direitos Fundamentais
Iniciativa busca atingir público de todas as regiões do País (imagem: Reprodução)

Estão abertas as inscrições para o curso de extensão "Direitos Fundamentais no século XXI: desafios da educação e da política" da UFSCar, que será ofertado na modalidade a distância. A formação é gratuita e tem duração de 40 horas, divididas em 20 encontros em formato de lives de duas horas, através do Canal do YouTube ACienciadacf88. As aulas têm início no dia 22 de março e se estendem até o dia 2 de agosto.

Não há limite de vagas. "O objetivo é alcançar o maior número possível de pessoas e de instituições, de todas as idades, áreas de interesse e de atuação", destaca Vinício Carrilho Martinez, professor do Departamento de Educação (DEd) da UFSCar e coordenador do curso. "Desde janeiro de 2021, já certificamos milhares de pessoas. Inclusive recebemos uma Moção da Câmara Municipal de São Carlos. Nosso objetivo sempre foi difundir, popularizar o conhecimento - sem rebaixar o nível da massa crítica. Acreditamos que fazemos Ciência em cada live, notadamente, respondendo às questões dos ouvintes no chat, confrontando, debatendo".

Para o professor da UFSCar, o tema dos Direitos Fundamentais chama a atenção de tantas pessoas por se tratar dos direitos de todo o mundo, do povo. "Nosso objetivo, também, desde que iniciamos o primeiro curso - lendo e debatendo a Constituição Federal de 1988, integralmente, único curso no YouTube -, foi desmistificar, trocar o senso comum pelo conhecimento técnico e efetivo, teórico e prático, dos Direitos Humanos Fundamentais".

Para ministrar as aulas, foram convidados cientistas, juristas, professoras e professores: "Devemos passar a casa de 40 palestrantes, de muitas áreas complementares e de todas as regiões do País. Queremos ouvir todos os sotaques que pudermos, trazendo mais unidade para o encontro da imensa diversidade cultural brasileira", afirma Martinez.

Inscrições e certificado
As informações sobre o curso "Direitos Fundamentais no século XXI", incluindo ementa e objetivos, constam no formulário de inscrição, disponível em https://bit.ly/3DC5avQ, que pode ser preenchido até o dia 20 de março, "sem qualquer tipo de restrição. Não fazemos nenhuma análise de perfil. O objetivo é o da 'inclusão na Ciência'", explicita o professor da UFSCar. Todos os participantes inscritos que obtiverem o mínimo de 70% de presença síncrona (ao vivo) receberão os certificados. As aulas também ficam postadas no canal do YouTube para acesso posterior. O formulário de presença é postado no chat, durante a transmissão ao vivo das lives.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelos e-mails do Canal da CF88 (canaldalcf88@gmail.com) ou do professor Vinício Martinez (vinício@ufscar.br). Outras informações podem ser acompanhadas pelo perfil do Instagram @ACienciadaCF88

Golpismo
Seguindo a mesma linha, a equipe da Ciência da CF 88 está oferecendo, desde o dia 19 de janeiro, até 16 de fevereiro, uma série de encontros intitulada "Golpismo: reflexões, história e política", para discutir os acontecimentos do dia 8 de janeiro em Brasília (DF). "A média de participação tem sido elevada e com muita diversificação regional, geográfica. Esse dado também se refletiu no aumento de inscrições no canal do YouTube, que tem uma finalidade exclusivamente acadêmica, além do fato de que pudemos trazer palestrantes novos, de outras áreas e regiões", celebra Vinício Martinez, que faz um balanço positivo da atividade. "Também avançamos bastante em novas parcerias, dessa vez com a Universidade Federal do Tocantins, o que se comemora muito, porque fazemos o melhor uso da tecnologia de informação, aproximando pessoas com o mesmo intuito humanista. Tanto é assim que, numa única tarde, tivemos ouvintes de 18 estados da Federação".
Para ampliar o público interessado nas temáticas relacionadas à Constituição de 1988, o grupo da UFSCar também conta, agora, com uma comunidade no WhatsApp (com acesso em https://bit.ly/3l2nO9Q). "Além disso, ampliamos o número de pessoas na sala da plataforma Google Classroom, criada em 2021. No Classroom, onde fixamos material complementar de informações e leitura, temos perto de mil pessoas", completa o docente.