Mariana Luz Pessoa de Barros - Publicado em 22-11-2022 08:30
Projeto Editorial da Rádio UFSCar será atualizado de forma participativa
Mesas-redondas acontecem no dia 23 e 30/11

Com o objetivo de desenvolver um trabalho coletivo de atualização do Projeto Editorial da Rádio UFSCar, o Grupo de Trabalho Rádio UFSCar convida todas as pessoas da comunidade para uma série de encontros formativos e consultivos, que serão realizados em novembro e dezembro de 2022.

Emissora educativa que opera na cidade de São Carlos e região na frequência modulada em 95,3 MHz e também via Internet, a Rádio UFSCar é uma concessão do Ministério das Comunicações à Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FAI) da UFSCar e constitui um espaço de grande importância para a divulgação científica e cultural, para a integração entre a Universidade e diferentes segmentos sociais e para a promoção da cidadania. Suas transmissões foram iniciadas em 23 de agosto de 2007, após uma série de ações que envolveram desde a construção de seu prédio e instalação técnica dos estúdios até a realização de debates com a comunidade para a elaboração da primeira versão do Projeto Editorial.

Neste momento em que a Rádio celebra seus 15 anos, o GT Rádio UFSCar foi nomeado pela Reitoria da Universidade para retomar esses debates com a comunidade, de forma a atualizar o documento que orienta o trabalho cotidiano na Rádio. Afinal, muitas mudanças ocorreram na Universidade, na sociedade em geral e na comunicação em particular desde a criação da emissora, como o aumento vertiginoso do uso da Internet, o surgimento de novos modos de interagir, o fortalecimento das ações afirmativas, dentre outras, que afetam diretamente a Rádio UFSCar, criando novas possibilidades de produção e de interação com o público e, também, novos desafios. Para que esse trabalho de discussão e atualização do Projeto Editorial aconteça de forma coletiva, o GT Rádio UFSCar planejou duas mesas-redondas, que acontecerão nas próximas semanas, e três reuniões de trabalho abertas a toda a comunidade.

Confira a programação a seguir e venha projetar os próximos 15 anos da Rádio UFSCar!

- Mesas-redondas
Dia 23/11, das 17h às 18h30 - Mesa-redonda "Direito à Comunicação", com a participação de Beth Carmona e Rodrigo Ratier, e a mediação da jornalista e diretora do Instituto da Cultura Científica (ICC) da UFSCar, Mariana Pezzo.

Beth Carmona é consultora, produtora e gestora de projetos especializados na área infantojuvenil e está à frente da Oscip Midiativa desde sua fundação. Dirigiu a programação da TV Cultura de São Paulo, foi Diretora dos canais do grupo Discovery América Latina, presidente da Associação Roquette Pinto, gestora da TVE RJ, das rádios MEC, da TV Escola e dos canais do Governo Federal. Rodrigo Ratier é professor no curso de jornalismo da USP, colunista do UOL e jornalista especializado em educação. Um dos fundadores do "Vaza, Falsiane", curso online contra desinformação, Ratier foi editor da Nova Escola e coordenador da área de comunicação e educação da ONG Repórter Brasil.

Transmissão pelos canais oficiais da UFSCar (Facebook e YouTube).

Dia 30/11, das 17h às 18h30 - Mesa-redonda "Mídias educativas e universitárias", com a participação de Luíza Glória, Guilherme Amintas e José Carlos Marques, e a mediação de Diego Doimo, diretor artístico da Rádio UFSCar.

Luíza Glória é Coordenadora de Produção Executiva da Rádio UFMG Educativa e âncora do programa diário "Conexões" da mesma emissora. Guilherme Amintas é Diretor Musical e programador da Rádio UFMG Educativa. Luiz Carlos Marques é professor na Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Unesp (Bauru), Diretor da Rádio Unesp e líder do Grupo de Estudos em Comunicação sobre Esporte e Futebol (GECEF). Durante dois mandatos (2008-2011 e 2011-2014), foi o Diretor Administrativo da Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação) e, de 2010 a 2020, foi um dos coordenadores do programa radiofônico "Observatório do Esporte", divulgado semanalmente pela Rádio Unesp FM.

Transmissão pelos canais oficiais da UFSCar (FacebookYouTube).

- Reuniões abertas
Serão três encontros (data e links a confirmar) sobre os seguintes temas: "Governança e sustentabilidade"; "Alcance da Rádio UFSCar e participação da comunidade" e "Propostas para a atualização do Projeto Editorial da Rádio UFSCar".

As reuniões ocorrerão pelo Google Meet e serão abertas a qualquer pessoa interessada. Os links e as datas serão divulgados pelo InfoRede em breve.

O GT Rádio UFSCar
O Grupo de Trabalho Rádio UFSCar, nomeado pela Reitoria da UFSCar no dia 30 de janeiro de 2022 (Portaria GR No 5331/2022), tem como objetivo propor, a partir de debate democrático e consulta à comunidade universitária, uma atualização do Projeto Editorial da Rádio UFSCar. Participam do GT Mariana Luz Pessoa de Barros, docente do Departamento de Letras (DL-São Carlos) e Diretora da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS); Mariana Pezzo, Diretora do Instituto da Cultura Científica (ICC); Diego Doimo, Diretor Artístico da Rádio UFSCar;  Renato Locilento, da Coordenadoria de Cultura (CCult) da Pró-Reitoria de Extensão (ProEx); Wilson Bezerra, docente do DL e Diretor da Editora da UFSCar (EdUFSCar); Teresa Melo, docente do Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE-Sorocaba); Alice Miguel de Paula Peres, docente do Centro de Ciências da Natureza (CCN-Lagoa do Sino); e Luiz Antonio Cabello Norder, docente do Departamento de Desenvolvimento Rural (DDR-Araras).

Dúvidas podem ser encaminhadas à CCS pelo e-mail ccs@ufscar.br.

- O Projeto Editorial vigente pode ser consultado neste link.