Mariana Pezzo - Publicado em 20-09-2022 17:00
UFSCar promove Semana da Cultura Científica
Programação começa na segunda, 26, com debate online sobre Cultura Científica (Imagem: ICC)

Em 28 de setembro, Dia Internacional da Cultura Científica, a UFSCar celebra também o primeiro aniversário de seu Instituto da Cultura Científica "William Saad Hossne" (ICC). Para marcar o momento e, principalmente, promover reflexões sobre o futuro da Cultura Científica na UFSCar e no Brasil, o ICC realiza uma Semana da Cultura Científica, com eventos e lançamento de novos projetos e produtos do Instituto.

A programação começa já na segunda-feira (26), às 9h30, com debate online sobre "Desafios para a Cultura Científica no Brasil: olhares a partir da Educação, da Comunicação e de processos editoriais". Participa da mesa Germana Barata, que coordena o curso de especialização em Jornalismo Científico da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e é 1ª Secretária da Associação Brasileira de Editores Científicos e uma das fundadoras da Associação Latino-Americana de Editoras Científicas. A segunda convidada é Maria José Fontana Gebara, docente no Campus Sorocaba da UFSCar, que atua na área de Ensino de Física, abordando temas relacionados à formação de professores e à percepção de Ciência desses futuros professores. Também participa da conversa a Diretora do ICC, Mariana Pezzo, jornalista e pesquisadora da interface entre o ensino das ciências e processos comunicativos na promoção da cultura científica. A mediação será de Adriana Arruda, jornalista no ICC. O evento será transmitido pelo canal UFSCar Oficial no YouTube.

Na quarta-feira (28), data do aniversário, a celebração acontece presencialmente, no Anfiteatro Bento Prado Júnior, área Norte do Campus São Carlos da UFSCar (também com transmissão pelo YouTube). Às 14 horas, na cerimônia de abertura, será feito relato das atividades do ICC neste primeiro ano de atividades, bem como lançamento de novos projetos e produtos. Dentre as novidades estão o site do Instituto, em www.icc.ufscar.br; a série de vídeos "Fala, Cientista!", com cientistas abordando temas em evidência no debate público; e o projeto "Sementes da Cultura Científica", cujo objetivo é construir uma rede de semeadoras e semeadores de conhecimento, com participantes desde cientistas experientes até, por exemplo, crianças e jovens que possam ser sementes em suas escolas, famílias e comunidades.

Em seguida, será promovida roda de conversa sobre o histórico das diferentes áreas de conhecimento na UFSCar, em diálogo com desafios do momento presente e visões para o futuro. Para este momento, foram convidados docentes de diferentes departamentos da Universidade, juntando pessoas que já estão há bastante tempo na Instituição e jovens pesquisadoras e pesquisadores. Dentre os participantes já confirmados estão: Sandra Riscal (Departamento de Educação), Luciana Coutinho (Departamento de Ciências Humanas e Educação), Luiz Antonio Pessan (Departamento de Engenharia de Materiais), Andrea Rodrigues Ferro (Departamento de Economia), Helenice Jane Cote Gil Coury (Departamento de Fisioterapia, aposentada), Márcia Cominetti (Departamento de Gerontologia), Pedro Galetti (Departamento de Genética e Evolução) e Victor Saito (Departamento de Ciências Ambientais).

Ao longo da semana, outros acontecimentos ocuparão as redes sociais da UFSCar - Facebook, Instagram e Twitter - e, também, aquelas dedicadas especificamente à disseminação do conhecimento produzido e sistematizado na UFSCar - os perfis Ciência UFSCar no Twitter e no Instagram.

Mais informações sobre o Instituto da Cultura Científica, sua missão, documentos fundadores e projetos em andamento, podem ser conferidas no site do Instituto, ou solicitadas pelo e-mail culturacientifica@ufscar.br. Todas as pessoas da comunidade universitária, bem como quaisquer outras pessoas interessadas na temática, estão convidadas a participar das celebrações.

"Este é um momento de festa para nós. Viemos entendendo o espaço a ser ocupado pelo Instituto, sua missão, possibilidades de atuação, e realizando as primeiras ações. Agora, queremos compartilhar essas experiências com a comunidade, festejar, certamente, mas principalmente construir com novas pessoas, parceiros, os próximos passos", situa Mariana Pezzo. "Por isso, a programação que construímos só fará sentido com a participação das pessoas. Enxergamos a próxima semana como uma oportunidade importantíssima de divulgar o Instituto, os serviços que ele já pode oferecer, e delinear os caminhos a seguir daqui para a frente", convida a Diretora do ICC.