João Eduardo Justi - Publicado em 16-11-2021 13:00
Evento virtual comemora os 30 anos do Campus Araras da UFSCar
Campus Araras e CCA completam 30 anos em 2021 (Imagem: CCS)

No dia 23 de novembro, será realizado evento virtual em comemoração aos 30 anos do Campus Araras da UFSCar e de seu Centro de Ciências Agrárias (CCA), completados em 2021. A celebração será a partir das 14 horas, pelas páginas da Diretoria do CCA no Facebook e no YouTube

A cerimônia de abertura contará com a presença da Reitora da UFSCar, Ana Beatriz de Oliveira, do Diretor do CCA, Ricardo Toshio Fujihara, da Vice-Diretora do CCA, Adriana Cavalieri Sais, e do Prefeito Municipal de Araras, Pedro Eliseu Filho. A programação também terá a participação de ex-diretores do Centro, a exemplo dos professores Norberto Antonio Lavorenti, Rubismar Stolf e Jozivaldo Prudêncio Gomes de Morais; da ex-prefeita do Campus, Gisele Aparecida Zutin Castelani; e do Secretário de Cultura de Araras, Fredo Júnior.

Ao longo do evento, serão apresentados os quatro capítulos de uma websérie inédita que conta a história do Campus Araras e do CCA, por meio de depoimentos das pessoas que ajudaram e ajudam a construir esse legado de ensino, pesquisa, extensão e inovação.

Toda a comunidade acadêmica está convidada a participar desse importante momento da história da Instituição. Não é necessária inscrição prévia.

Comemorações
A Diretoria do CCA está promovendo uma série de ações de divulgação sobre a origem e a história do Campus Araras da UFSCar. A ideia é, além de compartilhar com o público a trajetória local, integrar a academia com a comunidade que a abriga.

Uma primeira ação foi a recuperação e publicação de um antigo vídeo institucional do Instituto do Açúcar e do Álcool (IAA), que deu origem ao Campus Araras. O vídeo pode ser conferido na página da Diretoria do CCA no Facebook. Também foi compartilhado, na mesma página, o vídeo da primeira turma de formandos do curso de Engenharia Agronômica, no ano de 1997. Os dois vídeos estão disponíveis no canal do CCA no YouTube. Por fim, será promovida uma exposição virtual com apoio da Secretaria de Cultura de Araras.

Breve histórico
O Campus Araras e o Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UFSCar estão localizados na cidade de Araras (SP) e possuem suas raízes no contexto histórico do município. Em seus 230 hectares de extensão, inicialmente se encontravam as plantações de café da Fazenda Santa Escolástica que, em 1953, foi comprada pelo Instituto de Açúcar e Álcool (IAA). Naquele momento, a fazenda iniciou suas atividades com a cana-de-açúcar, por meio do Programa Nacional de Melhoramento Genético da Cana-de-Açúcar (Planalsucar). Em 1990, houve a extinção do IAA e, em 1991, a UFSCar incorporou as unidades paulistas do extinto Planalsucar, dando origem ao campus universitário. Saiba mais detalhes nesta publicação.