João Eduardo Justi - Publicado em 18-10-2021 13:00
Campus Araras e CCA completam 30 anos com divulgação de sua história
Campus Araras e CCA completam 30 anos em 2021 (Imagem: CCS)
Neste ano de 2021, o Campus Araras da UFSCar e o seu Centro de Ciências Agrárias (CCA) completam 30 anos de atividades e, para comemorar, a Diretoria do CCA irá promover uma série de ações de divulgação sobre a origem e a história desses importantes pilares da Universidade. A ideia é, além de compartilhar com o público a trajetória local, integrar a  academia com a comunidade que a abriga.

Uma primeira ação foi a recuperação e publicação de um antigo vídeo institucional do Instituto do Açúcar e do Álcool (IAA), que deu origem ao Campus Araras. O vídeo pode ser conferido na página da Diretoria do CCA no Facebook.

Hoje, dia 18 de outubro, será compartilhado na mesma página o vídeo da primeira turma de formandos do curso de Engenharia Agronômica, no ano de 1997. Os dois vídeos também estão disponíveis no canal do CCA no YouTube.

Além disso, no final de novembro será realizado um evento virtual, com a apresentação de quatro webséries com entrevistas contando sobre a história do Campus e das instituições que lhe deram origem. Também será promovida uma exposição virtual com apoio da Secretaria de Cultura de Araras.

Breve histórico
O Campus Araras e o Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UFSCar estão localizados na cidade de Araras (SP) e possuem suas raízes no contexto histórico do município. Em seus 230 hectares de extensão, inicialmente se encontravam as plantações de café da Fazenda Santa Escolástica que, em 1953, foi comprada pelo Instituto de Açúcar e Álcool (IAA). Naquele momento, a fazenda iniciou suas atividades com a cana-de-açúcar, por meio do Programa Nacional de Melhoramento Genético da Cana-de-Açúcar (Planalsucar). Em 1990, houve a extinção do IAA e, em 1991, a UFSCar incorporou as unidades paulistas do extinto Planalsucar, dando origem ao campus universitário. Saiba mais detalhes nesta publicação.