Eduardo Sotto Mayor - Publicado em 20-09-2021 13:00
Brasil e Reino Unido debatem "Conhecimento sobre Linguagem" na escola
Pesquisadores do Brasil e do Reino Unido se reúnem para debater educação. Imagem: Divulgação
A aplicação do "Conhecimento sobre Linguagem" - Knowledge About Language (KAL) - nas escolas é um importante caminho para o desenvolvimento científico e cultural, pois abre novas perspectivas aos estudantes, levando-os a um conhecimento mais abrangente sobre vários aspectos das línguas e das linguagens. Para compartilhar o que tem sido realizado nas escolas nesse sentido, pesquisadores do Brasil e do Reino Unido se reunirão remotamente em um evento internacional, em dezembro de 2021.

No "Colloquium on Knowledge about Language in schools: perspectives from Brazil and the UK", que será promovido online pela UFSCar, serão apresentados trabalhos organizados em três eixos: Curriculum; Olimpíadas; e Lingua(gen)s, as humanidades e as ciências.

Em Curriculum, o foco são as tensões entre abordagens tradicionais e KAL; os conceitos e práticas em políticas curriculares; e a preparação dos professores para ensinar KAL.  Em Olimpíadas, será abordada a experiência de introdução da Olimpíada de Linguística e suas influências na educação, e ainda como aumentar o envolvimento de escolas e estudantes. Por fim, no eixo Lingua(gen)s, as humanidades e as ciências, serão apresentadas reflexões sobre como o KAL pode ajudar os estudantes aumentando suas habilidades em: aprendizagem de segunda língua e linguagens artificiais; linguagem matemática; e transferência do conhecimento da linguística para outras ciências.

O painel de abertura contará com a presença de convidados especiais: Richard 'Dick' Hudson, professor Emérito de Linguística da University College London, e Marcus Maia, docente da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e atual presidente da Sociedade Internacional de Psicolinguística Aplicada. Pesquisadores que desejarem apresentar seus projetos no evento sobre um dos temas abordados podem se inscrever até o dia 10 de outubro. Todas as apresentações devem ser em inglês, com 20 minutos de duração e mais 10 minutos para perguntas e discussão.

Já os interessados em participar como ouvintes podem se inscrever até a data do Colóquio, em 10 de dezembro. O evento é gratuito. Mais informações, como a programação geral, estão disponíveis em www.languageinschools.faiufscar.com. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail eduling@ufscar.br.