Paula Daniela Zigante Bertocco - Publicado em 28-12-2020 19:00
UFSCar vai instalar 5 usinas fotovoltaicas no campus Lagoa do Sino
Campus Lagoa do Sino - Foto: Prof. Paulo Guilherme Molin/Centro de Ciências da Natureza

Texto Flávia Salmázio

O investimento é de R$ 974.950,00 e recurso foi obtido junto ao MEC em uma ação voltada a projetos de eficiência energética

Cinco Usinas Solares Fotovoltaicas serão instaladas no campus Lagoa do Sino da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O objetivo é reduzir o consumo de energia elétrica da Universidade e contribuir para o fortalecimento de ações de sustentabilidade. Cada uma das cinco Usinas irá gerar até 50 kWp (quilowatt pico).

O recurso para investimento é de R$ 974.950,00 e foi obtido junto ao Ministério da Educação (MEC) após tratativas realizadas pela Reitora da UFSCar, Wanda Hoffmann, e pelo Pró-Reitor de Administração, Márcio Merino Fernandes.

"A construção de uma sociedade mais sustentável depende de nossas ações de hoje. Por isso, dialogamos junto ao MEC para conseguirmos novos recursos destinados à eficiência energética. São quase 1 milhão de reais que têm como objetivo a preservação do meio ambiente e maior eficiência no uso de recursos públicos", conta a Reitora da Universidade, Wanda Hoffmann.

Instalação - A contratação de mão de obra especializada para instalação das Usinas foi conduzida junto às Prefeituras Universitárias dos campi de São Carlos e Lagoa do Sino. Os trabalhos de instalação terão início em janeiro de 2021. O prazo estimado para conclusão da instalação é julho de 2021.

"A redução no consumo de energia elétrica vem impactando a UFSCar. Neste ano, subimos 150 posições no Ranking GreenMetrics, que avalia o esforço das Universidades para preservação do meio ambiente. Nosso objetivo, enquanto Instituição, é transformar a sociedade para melhor por meio de nosso trabalho diário", finaliza o Pró-Reitor de Administração da UFSCar, Márcio Merino Fernandes.

Eficiência Energética na UFSCar - De 2017 a 2020, a UFSCar construiu 7 Usinas Solares Fotovoltaicas e realizou a troca de quase 50 mil lâmpadas convencionais por tecnologias led. No total, o investimento realizado foi de R$ 8 milhões. Todo recurso foi obtido por meio da participação em editais da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e por meio de investimentos do Ministério da Educação (MEC).