Janaína Felisberto - Publicado em 12-10-2018 13:00
Campus Araras celebra 25 anos do curso de Engenharia Agronômica
Egressa Rachel Filipov (Foto: Acervo pessoal)
A partir deste mês de outubro, o Campus Araras da UFSCar promove uma série especial de reportagens com alunos egressos do curso de Engenharia Agronômica do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade. A iniciativa marca o "Dia Nacional do Engenheiro Agrônomo", comemorado em 12 de outubro, data da regulamentação da profissão no País. Além disso, em 2018, a UFSCar celebra os 25 anos de implantação do curso. Desde então, já foram formados mais de 800 profissionais, que atuam nas mais diversas áreas da Agronomia.

Esta primeira reportagem da série apresenta Rachel Filipov, que concluiu a graduação no ano de 2004 e, atualmente, mora nos Estados Unidos, onde é Gerente de Marketing Sênior do segmento de agricultura na empresa multinacional Hexagon. Para chegar até o cargo que ocupa hoje, Rachel iniciou sua trajetória profissional ainda no último ano da graduação, quando ingressou no Grupo Kleffmann, multinacional do ramo de informação estratégica especializada no agronegócio, no qual ficou até 2009, trabalhando em países como França e Alemanha. "Possuir uma boa formação é fator decisivo para ingressar em uma multinacional. Inclusive, um dos critérios de seleção na entrevista que fiz, além de ser fluente em Inglês e ter realizado intercâmbio no exterior, era ter cursado a graduação em uma universidade de renome, como é a UFSCar", afirma a engenheira.

Logo em seguida, em 2010, ela foi contratada por outro grupo multinacional, o Sidel, especializado em envasamento de produtos alimentícios, quando atuou no México, como Gerente de Marketing para a América Latina e, nos Estados Unidos, como Gerente de Marketing para a América do Norte. Rachel acredita que o fato de ser graduada em um dos ramos da Engenharia contribuiu muito para a conquista de sua posição de destaque na companhia.

Em 2014, ela se mudou para Sydney, na Austrália, onde trabalhou no mercado financeiro por aproximadamente um ano. Após esse período distante do agronegócio, voltou para os Estados Unidos, decidida a ingressar novamente no mercado agrícola. "Eu sentia muita falta de fazer algo na área em que me formei e da qual gosto tanto, a Agronomia", relembra.

Foi então que, no ano de 2016, ingressou na Hexagon, especializada em soluções digitais, onde é responsável pelo marketing global do segmento de agricultura. Em sua rotina, a gestora enfrenta muitos desafios do ambiente corporativo que, a cada dia, sofre profundas transformações impulsionadas pelo avanço da tecnologia. "Tudo está mudando muito rápido, o tempo todo, e para acompanhar essas mudanças, é preciso estar em constante processo de atualização", defende.

Em relação ao período da graduação, Rachel acredita que o modo como conduziu o curso influenciou muito nos resultados que alcançou como profissional. "Fiz estágio em todos os períodos de férias e busquei ao máximo aproveitar o tempo para aprender algo novo. Também tive oportunidade de realizar um intercâmbio de seis meses na Argentina, onde adquiri conhecimentos técnicos da área e aprendi a falar Espanhol", recorda.

Para os futuros engenheiros agrônomos, Rachel aconselha: "Desde que me formei, em 2004, muita coisa mudou. No entanto, estágios são cada vez mais importantes, e quanto mais áreas o aluno experimentar, mais chances tem de descobrir o que realmente gosta de fazer e no que tem facilidade". Em relação ao intercâmbio, ela enfatiza que é importante não deixar para o último ano da graduação. "No meu caso, fiz intercâmbio no quarto ano. Também é fundamental se dedicar ao aprendizado de Inglês e outras línguas. Falar Inglês fluentemente é tão importante quanto um diploma, mesmo que o objetivo não seja a carreira internacional", acredita ela.

Na trajetória da Rachel, é possível perceber o papel importante da Universidade ao fornecer as ferramentas necessárias para que o estudante construa sua carreira de sucesso, tais como estágios em diversas áreas do conhecimento, oportunidades de iniciação científica, disciplinas teóricas com aplicação prática e fomento ao pensamento crítico.

A UFSCar oferece um dos mais conceituados cursos de Engenharia Agronômica da América Latina. Os estudantes têm, além das disciplinas teóricas e das práticas em laboratório, a possibilidade de participar de diversas atividades de campo, muitas delas desenvolvidas no próprio Campus, uma antiga fazenda de 230 hectares na qual os docentes do curso desenvolvem projetos de ensino, pesquisa e extensão em vários setores das Ciências Agrárias.

A coordenação do curso está a cargo do professor Ricardo Augusto Viani, que idealizou essa série de reportagens e, em parceria com a Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) da UFSCar, viabilizou sua realização. Para saber mais sobre o curso de Engenharia Agronômica da UFSCar, oferecido no Campus Araras, acesse www.agronomiacca.ufscar.br.