Janaína Felisberto - Publicado em 01-10-2018 13:00
Biblioteca do Campus Araras apresenta exposição sobre o poeta Camões
Exposição Camões na Biblioteca. (Foto: Janaína Felisberto)
Até o dia 17 de outubro, a Biblioteca do Campus Araras da UFSCar (B-Ar) apresenta a exposição "Camões", produzida pela Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses (CNCDP). A mostra, de autoria do escritor Vasco Graça Moura, enfoca de forma clara e resumida os aspectos mais relevantes da obra e da vida do poeta português Luís de Camões (1524-1580), considerado um dos maiores nomes da literatura mundial e o maior poeta da Língua Portuguesa.

Em suas obras, Camões soube explorar com muita criatividade diferentes formas de composição, escrevendo poesias, epopeias e dramaturgias. Foi assim que se tornou um poeta múltiplo, sofisticado e sensível ao mesmo tempo, pois sabia como ninguém entender os dramas existenciais humanos e expressá-los através das palavras, característica que ficou evidente em sua obra mais famosa, a épica poesia "Os Lusíadas".

"Essa exposição expressa a contribuição da literatura para a formação de uma sociedade mais crítica. Nesse contexto, a Biblioteca desempenha um papel fundamental enquanto espaço social, responsável pela construção e difusão de cultura e conhecimento dentro da Universidade", afirma a Diretora da B-Ar, Alini de Carli Demarchi.

A mostra, gratuita e aberta ao público, é composta por 38 banners com textos e imagens sobre a trajetória do poeta. A exposição pode ser visitada das 8 às 22 horas, de segunda a sexta-feira, no saguão da B-Ar. Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail bar.referencia@ufscar.br ou pelo telefone (19) 3543-2632.