Denise Britto - Publicado em 18-06-2021 13:00
Estudante da UFSCar lança exposição sobre mulheres latino-americanas
Mostra nas versões física e virtual apresenta pinturas e ilustrações em pratos (Imagem: Reprodução)
Está aberta ao público no Museu Histórico "Ettore Marangoni", na cidade de Votorantim, a exposição "Mulheres latino-americanas que inspiram", trazendo um conjunto de 20 pratos que se tornaram peças de arte pelas mãos de Alessandra Moreira. Alessandra é artista visual, estudante do curso de licenciatura em Geografia da UFSCar-Sorocaba e idealizadora do projeto Cira Arte, no qual, desde 2015, desenvolve trabalhos de pintura e ilustração voltados para temáticas relacionadas à cultura e religiosidade afro-brasileira, popular e latino-americana. A mostra também ganhou uma versão virtual, que pode ser acessada aqui

Na exposição Alessandra representa mulheres latino-americanas que inspiram a trajetória da artista: a compositora e cantora chilena Violeta Parra, a bailarina e coreógrafa brasileira Mercedes Baptista e a poetisa e dramaturga mexicana Juana Inés De La Cruz são algumas das personalidades ilustradas.

Ao todo, a exposição apresenta 20 pratos de cerâmica, de tamanhos diversos, que variam de 8 a 19 centímetros de diâmetro, pintados com tinta PVA, com uma técnica que lembra aquarela. As peças foram produzidas entre fevereiro e março de 2021.

A escolha dos pratos como base para a pintura tem como objetivo provocar uma reflexão sobre como um objeto do cotidiano pode ser transformado em uma peça de arte e romper com o lugar da casa e da cozinha e, para além disso, questionar qual o lugar da mulher na sociedade e como é romper com as expectativas sociais.

Para a artista, a exposição relaciona-se com o curso de Geografia por seu caráter questionador e reflexivo acerca do lugar da mulher na sociedade historicamente machista e patriarcal. "Ao estabelecer um recorte de gênero e também regional (América Latina), pretende-se, através desses pontos, observar as trajetórias e feitos das mulheres selecionadas, sempre lembrando das condições socioculturais nas quais se deram suas respectivas existências, valorizando todas as formas de resistência e rompendo com lugares pré-determinados socialmente".

Informações
A mostra pode ser vista até o dia 29 de junho no Museu Histórico de Votorantim "Ettore Marangoni" (av. São João, 649, Jardim Icatu, Votorantim), de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas, e aos sábados, das 8 às 12 horas. A exposição virtual pode ser acessada em http://encurtador.com.br/hnprs. Mais informações podem ser obtidas diretamente com a artista pelo e-mail ciraarteafro@gmail.com ou pelo WhatsApp (15) 99812-9130.