João Eduardo Justi - Publicado em 10-05-2021 18:00
1ª chamada do SiSU: Resultados da verificação de raça/cor e PcD
Candidatos indeferidos podem apresentar recurso no dia 13 de maio (Foto: CCS)
A Secretaria Geral de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade (SAADE) da UFSCar publicou os resultados da verificação da autodeclaração de raça/cor e da condição de Pessoa com Deficiência (PcD) dos candidatos que requereram matrícula na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), para ingresso em 2021, nos cursos de graduação presenciais da Universidade.

Autodeclaração de raça/cor
A verificação da autodeclaração de raça/cor é o procedimento definido pela UFSCar para, justamente, verificar a condição informada pelos candidatos que se autodeclararam pretos, pardos ou indígenas e que concorrem às vagas destinadas a essas modalidades no processo de ingresso na Universidade.

Os candidatos que concorrem a essas vagas devem, além de enviar a autodeclaração, submeter-se à comissão de verificação organizada pela SAADE e composta por técnico-administrativos, professores, estudantes e representantes da sociedade civil, para que se verifique se a autodeclaração corresponde aos fenótipos do candidato. Com isso, a Universidade busca evitar que vagas destinadas às populações pretas, pardas e indígenas sejam ocupadas por candidatos que não pertencem fenotipicamente a esses grupos.

Os candidatos que foram considerados, nessa primeira verificação, como "Indeferidos" podem interpor recurso contra o resultado. A interposição de recurso deve ser realizada exclusivamente pelo portal do candidato, com os mesmos dados utilizados no momento do requerimento de matrícula, somente no dia 13 de maio (até as 23h59). Será concedida apenas uma chance para apresentação de recurso, caso o candidato não o apresente no prazo previsto, não caberá novo recurso administrativo.

PcD
A verificação documental dos candidatos que requereram matrículas nas vagas de Pessoas com Deficiência (PcD) é um procedimento definido pela UFSCar para analisar os documentos comprobatórios desta condição. Além de terem cursado o Ensino Médio integralmente em escolas públicas, os candidatos que concorrem a essas vagas devem encaminhar laudos médicos atualizados que comprovem a sua condição de PcD para que suas matrículas sejam deferidas.

Caso o candidato tenha sido considerado "Indeferido" nessa primeira análise, pode interpor recurso contra o resultado. A interposição de recurso deve ser realizada exclusivamente pelo portal do candidato, com os mesmos dados utilizados no momento do requerimento de matrícula, somente no dia 13 de maio (até as 23h59). Será concedida apenas uma chance para interposição de recurso, por meio da qual o candidato deve apresentar documentação complementar para comprovar a sua condição de PcD; caso o candidato não apresente recurso no prazo previsto, não caberá novo recurso administrativo.

Mais informações
Os candidatos de reservas de vagas que submeteram documentação em outras comissões devem atentar-se para os resultados dessas comissões e para a análise documental do requerimento de matrícula. Outras informações podem ser obtidas no edital, disponível na página www.ingresso.ufscar.br, ou diretamente pelo e-mail ingresso@ufscar.br.

Confira:
- Resultado da verificação da autodeclaração de raça/cor da 1ª chamada do SiSU/UFSCar;
- Resultado da verificação da condição de PcD da 1ª chamada do SiSU/UFSCar;
- Edital de ingresso nos cursos presencias de graduação da UFSCar/SiSU;
- Calendários do processo seletivo de ingresso nos cursos presencias de graduação da UFSCar/SiSU.