Denise Britto - Publicado em 23-04-2021 09:00
UEIM lança projeto Rememorar, com exposições virtuais
Primeira exibição resgata os 45 anos da UFSCar celebrado em 2015 (Foto: Reprodução)
A Unidade Especial de Informação e Memória (UEIM) da UFSCar lançou o projeto Rememorar, apresentando, em formato digital, exposições que foram sucesso quando exibidas fisicamente na UEIM. A primeira atividade do projeto online traz a exposição "Memória da UFSCar no acervo da UEIM: imagens e afeto", com fotos e vídeos relembrando a memória da Instituição em sua celebração de 45 anos. A mostra pode ser visitada no site https://ueimcech.wixsite.com/memoriaufscar.

"O projeto possibilita que as pessoas visitem nossas exposições de modo remoto, assegurando a disseminação cultural em tempos de pandemia", diz Ricardo Biscalchin, coordenador técnico e bibliotecário documentalista da UEIM.

A exposição que celebra os 45 anos da Universidade (completados em 2015) foi selecionada para estrear o projeto Rememorar "por ter sido um evento muito bem recebido pelos visitantes da UEIM e que trouxe, à época, boas memórias entre as pessoas, além de ser um tema leve e agradável, contrastando com o momento em que vivemos na sociedade mediante a pandemia", completa Biscalchin.

A exibição que estreia o projeto foi realizada, presencialmente, durante o mês de novembro de 2015, sob coordenação da professora Rejane Cristina Rocha, do Departamento de Letras (DL) da UFSCar, e colaboração do então estagiário, Efraim Oscar Silva. À época, segundo o coordenador técnico da UEIM, a experiência proporcionou um misto de emoção e uma gostosa nostalgia entre os presentes e trouxe lembranças aos visitantes que frequentavam a Universidade na década de 1970. "Lembranças de colegas de trabalho, de almoços, festas, amizades construídas, enfim, lembranças de um cotidiano relembrado com muito carinho", destaca ele.

Segundo Biscalchin, foi preciso adaptar a mostra física para o formato virtual, "tendo em vista que, durante as exposições presenciais, o espaço físico nos ajuda a 'falar' com os visitantes. Tentamos, por meio da modalidade virtual, transferir sensações próximas as da visita física.

Como o Projeto Rememorar consiste em transpor mais mostras físicas para o formato virtual, as exposições ficarão acessíveis de modo permanente aos visitantes. "Esperamos agora, nesse novo formato, reproduzir a mesma sensação, nesse momento em que estamos todos nos cuidando para superarmos a pandemia de Covid-19", conclui Biscalchin.

Sobre a UEIM
A Unidade Especial de Informação e Memória (UEIM) foi criada em 1998 e é vinculada ao Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH) da UFSCar. Com seus 1.300 metros lineares de material, a UEIM ocupa uma área de 380 m² no prédio do CECH, localizado na área Sul do Campus São Carlos da UFSCar.

A UEIM originou-se do antigo Arquivo de História Contemporânea, criado no final dos anos 1970, com o objetivo de desenvolver atividades de conservação da memória histórica e cultural regional e nacional.

A Unidade abriga importante coleção de documentos privados e públicos, mapas e plantas históricas, cartazes, folders, folhetos, almanaques, fotografias, obras de arte e de artesanato, filmes, microfilmes, discos de vinil, partituras, coleções de periódicos, além de cerca de 40 mil livros.

O conjunto documental da UEIM também é composto por diversas coleções, como o Fundo Carlos Leôncio "Nhonhô" Magalhães, a Coleção Thereza Santos, o Arquivo Ana Lagoa e o acervo do Núcleo Interdisciplinar Literatura e Sociedade (NILS). A documentação e o acervo bibliográfico da UEIM referem-se a diversos temas como: economia cafeeira paulista, urbanização da cidade de São Paulo, ferrovias paulistas, eletrificação do Estado de São Paulo, história afro-brasileira, história de São Carlos, mídia, feminismo, teatro, cinema, cultura, período militar brasileiro e literatura brasileira contemporânea.

A UEIM é um laboratório de apoio ao ensino, pesquisa e extensão no CECH, servindo como fonte de pesquisa, promoção cultural e espaço de ensino, pesquisa e extensão e recebendo diversos projetos liderados por docentes do CECH.

Com a pandemia, a UEIM tem procurado se adaptar ao novo contexto. "Temos buscado ao máximo mitigar os efeitos da pandemia nas pesquisas. Por isso, estamos ofertando acesso remoto ao conteúdo digital e digitalizado, sempre buscando maneiras de auxiliar as pesquisas de membros internos e externos", esclarece Ricardo Biscalchin.

Mais informações podem ser acessadas no perfil da Unidade no Instagram (@ueim_ufscar), na página do Facebook e no site www.ueim.ufscar.br. Dúvidas podem ser encaminhadas ao e-mail ueim@ufscar.br.