Paula Daniela Zigante Bertocco - Publicado em 26-11-2020 13:00 - Atualizado em 26-11-2020
Pesquisadores da UFSCar vencem Prêmio Ciência-Tecnologia São Carlos
Prêmio Ciência-Tecnologia São Carlos de 2020

Cientistas Eméritos homenageados também são da UFSCar

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) tem dois pesquisadores vencedores no Prêmio Ciência-Tecnologia São Carlos de 2020, concedido pela Prefeitura de São Carlos. O pesquisador Prof. Dr. Victor Carlos Pandolfelli, do Departamento de Engenharia de Materiais (DeMA) venceu na categoria Pesquisador Sênior. Já o pesquisador Prof. Dr. Hugo Miguel Preto de Morais Sarmento, do Departamento de Hidrobiologia (DHb), ganhou na categoria Jovem Pesquisador.

Outros dois pesquisadores da UFSCar: Profª Drª Odete Rocha, Departamento de Ecologia e Biologia Evolutiva (DEBE) e o Prof. Dr. João Batista Fernandes, do Departamento de Química (DQ) foram homenageados como Cientistas Eméritos.

A divulgação dos vencedores aconteceu na quarta-feira (18) de modo virtual. "A premiação é um reconhecimento àqueles que trabalham e contribuem para o desenvolvimento da ciência e inovação na "Capital Nacional da Tecnologia"", afirmou Wanda Hoffmann, reitora da UFSCar.

Os vencedores receberão uma placa de homenagem. "O Prêmio Ciência-Tecnologia São Carlos foi criado em 2017, baseado em uma Lei. Um meio do município reconhecer o trabalho dos nossos cientistas e todo o conhecimento gerado nas nossas universidades, centros de pesquisas e escolas. Uma forma de divulgar a ciência produzida aqui", afirmou o professor José Galizia Tundisi, secretário de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação.

Conheça nossos pesquisadores vencedores do Prêmio, acesse:

- Prof. Dr. Victor Carlos Pandolfelli
- Prof. Dr. Hugo Miguel Preto de Morais Sarmento
- Profª Drª Odete Rocha
Prof. Dr. João Batista Fernandes

Outros vencedores do Prêmio Ciência-Tecnologia São Carlos de 2020

Pesquisador Sênior (empate) - Prof. Dr. Osvaldo de Oliveira Junior - Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo (IFSC-USP-São Carlos)

Clubes de Ciências (empate)

- Professora Caroline Paganelli Correa dos Santos, da Escola Estadual João Jacinto Nascimento

- Clube de Ciências do Centro de Pesquisas em Óptica e Fotônica (CePOF ) do Instituto de Física da USP em parceria com a Diretoria Regional de Ensino de São Carlos, composta pelos pesquisadores e professores: Profª Drª Wilma Regina Barrionuevo, Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato, Prof. Dr. Euclydes Marega Junior, Profª Débora Gonzalez Costa Blanco e a Profª Marilia Faustino da Silva.Cientista Emérito - Profª Wilma Regina Barrionuevo do CEPOF- IFSC da USP.

O Prêmio - O Prêmio Ciência-Tecnologia São Carlos é um reconhecimento da Prefeitura de São Carlos aos cientistas e professores que contribuíram e contribuem para o desenvolvimento científico nacional e internacional. A Comissão de Avaliação do "Prêmio Ciência -Tecnologia São Carlos -2020", é composta por professores universitários, pesquisadores e secretários municipais.