Adriana Arruda - Publicado em 23-06-2020 13:00
UFSCar abre inscrições para bolsas do Pibid e Residência Pedagógica
Inscrições para bolsas devem ser feitas até o dia 9 de julho (Imagem: Reprodução)
Até o dia 9 de julho, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e o Programa de Residência Pedagógica (PRP), ambos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), estão com inscrições abertas em seleção para bolsas destinadas a licenciandos da UFSCar e professores da Educação Básica.

Nos dois programas, há oportunidades para licenciandos da UFSCar dos campi São Carlos, Araras e Sorocaba, em cursos especificados nos editais do Pibid e do PRP, com bolsas no valor de R$ 400 mensais e um total de 216 vagas por edital.

Já para professores da Educação Básica, há 27 vagas no Pibid, para atuarem como supervisores, e 27 vagas no PRP, para atuação como preceptores. São bolsas de R$ 765 mensais e podem participar da seleção professores das cidades de São Carlos, Araras e Sorocaba, que lecionem em áreas do conhecimento descritas nos editais do Pibid e do PRP

Os demais requisitos para inscrição, tanto de licenciandos como de professores, estão detalhados nos editais de cada seleção, disponíveis no site do Pibid da UFSCar, onde também estão os formulários eletrônicos de inscrição.

Na UFSCar, o Pibid tem a coordenação de Renata Prenstteter Gama, enquanto que o Programa de Residência Pedagógica é coordenado por Isadora Valencise Gregolin, ambas docentes do Departamento de Metodologia de Ensino (DME) da Instituição. Mais informações sobre as seleções na UFSCar - como cronograma completo, requisitos e etapas do processo seletivo - estão disponíveis no site do Pibid da Universidade e dúvidas podem ser esclarecidas pelos e-mails das coordenadoras - rpgama@ufscar.br (Pibid) e isadora@ufscar.br (PRP).

Sobre os programas
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) da UFSCar objetiva coordenar atividades de prática de ensino, de conteúdos curriculares e extracurriculares com ações colaborativas e interdisciplinares junto a professores de escolas públicas, estaduais e municipais.

Já o Programa de Residência Pedagógica (PRP) da Universidade visa contribuir com a implementação de projetos inovadores que estimulem a articulação entre teoria e prática em parceria com as escolas públicas de Educação Básica. Durante a participação no Programa, os residentes (licenciandos dos cursos participantes) atuam sob a orientação de professores da UFSCar e em parceria com preceptores (professores de escolas da Educação Básica habilitadas), para o desenvolvimento das seguintes atividades: 1) Estudos das realidades das escolas-campo; 2) Desenvolvimento de projetos de ensino; 3) Desenvolvimento de minicursos e oficinas; 4) Regências; 5) Participação em reuniões pedagógicas e planejamento com as escolas parceiras; 6) Organização de eventos, etc.

Detalhes podem ser conferidos nos sites do Pibid e do PRP.