Mariana Pezzo - Publicado em 18-03-2019 15:00
Inscrições abertas para o exame Celpe-Bras de proficiência em Português
Exame é o único reconhecido oficialmente pelo governo brasileiro (Imagem: Divulgação)
Estão abertas até 28 de março as inscrições para a edição de 2019 do exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), único com reconhecimento oficial do governo brasileiro, exigido por universidades brasileiras para ingresso na graduação e na pós-graduação e, internacionalmente, aceito como comprovação de competência em Língua Portuguesa por empresas e instituições de ensino.

O exame, organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e aplicado no Brasil e em outros países, outorga o certificado de acordo com o nível de proficiência demonstrado, nas classificações "Intermediário", "Intermediário Superior", "Avançado" e "Avançado Superior". A UFSCar é credenciada como posto aplicador desde 2009, como resultado do trabalho desenvolvido na Universidade no ensino de Português para pessoas estrangeiras.

As inscrições devem ser feitas no site do Inep, através do link http://celpebras.inep.gov.br. Após preenchimento do formulário de inscrição no sistema, a pessoa que se inscrever para o posto aplicador UFSCar poderá acessar as informações sobre os procedimentos complementares para pagamento da taxa no valor de R$ 190,00 e encaminhamento de documentação, clicando em goo.gl/BfvhGQ. O posto aplicador, ao verificar a inscrição no sistema, também enviará um e-mail, no prazo máximo de 48 horas, com o link para as informações sobre esses procedimentos, os quais são necessários para homologação da inscrição.

As provas serão realizadas no período de 28 a 30 de maio, sendo que o período matutino do dia 28 é reservado para aplicação da parte coletiva do exame - composta pela prova escrita - a todas as pessoas inscritas. No período da tarde, será iniciada a aplicação da parte individual do exame.

Os postos aplicadores têm limite de vagas. Quando o limite é atingido, o sistema bloqueia a realização de novas inscrições. Outras informações gerais estão disponíveis na página do exame, em http://portal.inep.gov.br/web/guest/acoes-internacionais/celpe-bras. Informações complementares específicas, relacionadas à UFSCar como posto aplicador, que ainda se fizerem necessárias, podem ser solicitadas pelo e-mail celpeufscar@gmail.com.