Notícia

Janaína Felisberto - Publicado em 22-10-2018 13:00
Campus Araras realiza II Dia Ana Maria Primavesi
Ana Maria Primavesi (Foto: Divulgação)
Ana Maria Primavesi (Foto: Divulgação)
No dia 30 de outubro, o Campus Araras da UFSCar realiza o "II Dia Ana Maria Primavesi", nas dependências do Centro de Ciências Agrárias (CCA), em comemoração ao aniversário de Ana Maria Primavesi, pioneira da Agroecologia no Brasil e patrona do Centro Acadêmico Ana Maria Primavesi (CAAMP), do curso de Agroecologia da Universidade. Nessa segunda edição, o evento se propõe a pensar o manejo ecológico do solo sob diferentes perspectivas. 

A programação começa com a palestra "Impacto do uso e ocupação do solo com sistemas de produção agrícola na preservação ambiental", das 9 às 10 horas, conduzida por Miguel Cooper, professor da área de Ciência do Solo da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP). Em seguida, das 10 às 11 horas, o tema será "Colocando a microbiologia do solo no mapa: qual a importância para agricultura orgânica?", com Ademir Durrer, pesquisador especialista em leveduras de solo da Esalq.

Já no período da tarde, acontece o minicurso "Avaliação visual da estrutura do solo", ministrado pela pesquisadora Laura Fernanda Simões, pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural (PPGADR-Ar) da UFSCar. Serão duas turmas: a primeira, das 13h30 às 15h30 e, a segunda, das 15h45 às 17h45.

O evento é uma iniciativa do CAAMP, em parceria com a Comissão de Eventos do CCA, aberto aos alunos, docentes, profissionais da área e demais pessoas interessadas na temática. Para participar, é necessário realizar inscrição prévia, preenchendo o formulário de inscrição online até o dia 30/10. As vagas para o minicurso são limitadas e só serão reservadas mediante confirmação do pagamento da taxa de inscrição. As inscrições são gratuitas para bolsistas e agricultores.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail caamp.cca@gmail.com ou na página do evento no Facebook.

A homenageada
Nascida na Áustria, em 1920, Ana Maria Primavesi é uma renomada engenheira agrônoma naturalizada brasileira. Formada em 1942, foi a primeira mulher em um meio científico majoritariamente masculino a defender que o solo é um organismo vivo, desempenhando um papel extremamente relevante na construção do pensamento agroecológico nacional. Ao longo de sua vida, buscou meios para o manejo do solo de forma consciente, integrado com o meio ambiente, além de uma agricultura que privilegiasse a atividade biológica do solo com um elevado teor de matéria orgânica. Sempre defendeu a substituição de insumos químicos pela aplicação de técnicas como a adubação verde e o controle biológico de pragas. Em seus 60 anos de carreira, a "mãe da Agroecologia brasileira" já recebeu diversos prêmios e títulos em várias universidades do País.