João Eduardo Justi - Publicado em 19-10-2018 13:00 - Atualizado em 19-10-2018
Pesquisa na UFSCar aborda a violência de gênero na Universidade
Pesquisa conta com a participação de graduandos dos quatro campi da UFSCar (Imagem: Pixabay)
O Núcleo de Estudos e Pesquisas de Saúde, Educação, Gênero e Direitos (NESEA) da UFSCar está realizando a pesquisa "Violência de gênero na Universidade: saindo da invisibilidade". O objetivo do trabalho é mapear a violência de gênero nos campi da UFSCar a partir das respostas de alunos dos cursos de graduação presenciais. No Campus São Carlos a pesquisa teve início em maio e, para os demais campi (Araras, Lagoa do Sino e Sorocaba), o projeto tem início a partir do dia 19 de outubro.

Para desenvolver o estudo, os pesquisadores enviaram a todos os estudantes, por e-mail (endereços cadastrados na Pró-Reitoria de Graduação - ProGrad), o link de acesso a um questionário online com perguntas relativas à temática. O tempo de resposta é de, aproximadamente, dez minutos, e a participação é voluntária e totalmente sigilosa. Os estudantes que não receberam o questionário por e-mail podem acessá-lo neste link (o token solicitado é o RA do aluno) ou no site da Secretaria Geral de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade (SAADE), que é uma das parceiras do projeto de pesquisa.

De acordo com os pesquisadores, com base nos resultados obtidos poderão ser propostas medidas protetivas e de prevenção à violência de gênero no ambiente universitário. "Contamos com o envolvimento de todos os alunos para tornar visível a violência que acontece na Universidade, em vários âmbitos e com diversos personagens. Com esses dados, poderemos chegar aos órgãos competentes e propor medidas de proteção e promover a não-violência no ambiente universitário", afirma Márcia Fabbro, docente do Departamento de Enfermagem (DEnf) da UFSCar e uma das coordenadoras do NESEA e da pesquisa, ao lado de Aida Victoria Garcia Montrone, professora do Departamento de Metodologia da Ensino (DME) da Universidade.

Além da SAADE, o projeto também tem parcerias com a Ouvidoria e com o Laboratório de Análise e Prevenção da Violência (Laprev) da UFSCar. Projeto aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFSCar (CAAE: 73906217.0.0000.5504).