Janaína Felisberto - Publicado em 16-10-2018 13:00
Pós-graduação em Agricultura e Ambiente realiza Ciclo de Seminários
Campus Araras da UFSCar (Foto: Janaína Felisberto - SeCS-Ar/UFSCar)
No período de 24 de outubro a 14 de novembro, o Centro de Ciências Agrárias (CCA) do Campus Araras da UFSCar sedia o VIII Ciclo de Seminários do Programa de Pós-Graduação em Agricultura e Ambiente (PPGAA-Ar). O evento, organizado pelos alunos do Programa, ocorrerá às quartas-feiras, das 13 horas às 13h50, na sala 9 do Bloco A, e será composto por seminários que abordam a interface entre agricultura e ambiente, com temas relevantes para o desenvolvimento de uma agricultura sustentável.

Como se sabe, a atividade agrícola causa impactos de diferentes ordens na economia, na organização social e no ambiente. No Brasil, a agricultura desempenha papel fundamental na economia e a ampliação de sua competitividade e sustentabilidade relaciona-se aos avanços científicos e à disponibilização de tecnologias para o setor produtivo, que contribuem para a diminuição das desigualdades regionais e para o progresso nacional. No entanto, a intensificação das atividades agrícolas tem provocado, em muitas áreas, processos de degradação que comprometem a produtividade das terras e a qualidade dos ecossistemas, com efeitos nocivos em muitas comunidades. É justamente toda essa complexidade que deverá ser tratada durante o Ciclo de Seminários.

A programação começa no dia 24/10, com o tema "Insetos na agricultura" e as palestras "Impactos dos agrotóxicos nos polinizadores" e "Ferramentas digitais para identificação de pragas agrícolas". No dia 7/11, o assunto será "Tratamento dos efluentes", com as palestras "Ciclagem de nutrientes a partir de esgoto doméstico tratado" e "Aproveitamento de efluente agroindustrial". Por fim, no dia 14/11, a temática "Controle de doenças e plantas daninhas" será abordada a partir das palestras "Sensor para diagnóstico de doenças em plantas assintomáticas" e "A importância da Biologia no manejo de plantas daninhas". A comunidade acadêmica e o público em geral interessado estão convidados a participar.

Em todos os seminários haverá emissão de certificados de participação e não há necessidade de inscrição prévia. Mais informações sobre a programação podem ser solicitadas pelo telefone (19) 3543-2583 ou pelo e-mail ppgaea@cca.ufscar.br.