Notícia

João Eduardo Justi - Publicado em 13-05-2021 09:00
Pós-graduação em Agricultura e Ambiente seleciona pós-doutorando
Inscrições estão abertas até o dia 4 de junho (Imagem: PPGAA-Ar)
Inscrições estão abertas até o dia 4 de junho (Imagem: PPGAA-Ar)
O Programa de Pós-Graduação em Agricultura e Ambiente (PPGAA-Ar), do Campus Araras da UFSCar, está oferecendo uma bolsa de pós-doutorado vinculada ao projeto temático "Interações abelha-Agricultura: perspectivas para a utilização sustentável", da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp - Processo 2017/21097-3).

O projeto tem como objetivo avaliar e comparar os efeitos da exposição de abelhas a doses de resíduos de agrotóxicos, isolados e combinados, por meio de parâmetros toxicológicos. O pesquisador responsável é Osmar Malaspina, da Universidade Estadual Paulista (Unesp, campus de Rio Claro), e há cinco subprojetos relacionados de três instituições diferentes. A bolsa ofertada é relativa ao subprojeto "Como os agrotóxicos interagem com o sistema imune de abelhas?", sob a supervisão da professora Roberta Cornélio Ferreira Nocelli, do Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação (DCNME-Ar), da UFSCar.

Para se candidatar, o pesquisador já deve atuar no desenvolvimento de testes toxicológicos de exposição de abelhas a agrotóxicos. Outros requisitos desejáveis são: experiência em estudos com insetos, preferencialmente, abelhas; conhecimento da morfofisiologia de insetos; domínio de técnicas de microscopia e de avaliação ecotoxicológica e biomarcadores. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail roberta@ufscar.br, até 4 de junho, de acordo com as orientações do edital, que apresenta as informações completas sobre a seleção.