Janaína Felisberto - Publicado em 17-09-2018 13:00
Campus Araras sedia congressos de Iniciação Científica em novembro
Eventos promovem pesquisas de estudantes do Campus (Foto: Janaína Felisberto - SeCS-Ar/UFSCar)
No dia 6 de novembro, o Campus Araras da UFSCar sedia o XXV Congresso de Iniciação Científica (CIC) e o X Congresso de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (CIDTI), com o objetivo de divulgar e discutir os resultados de trabalhos de Iniciação Científica e Tecnológica (ICT) desenvolvidos pelos estudantes do Campus.

O CIC é realizado anualmente desde 1987, e em 2018 chega à sua 25ª edição, enquanto o CIDTI está na sua 10ª edição, o que caracteriza eventos já bastante consolidados na comunidade universitária. Os congressos acontecerão nos quatro campi da Universidade (São Carlos, Araras, Sorocaba e Lagoa do Sino), a fim de potencializar a participação de alunos e docentes.

A ideia é articular fóruns voltados para a divulgação e discussão dos resultados obtidos em projetos de iniciação científica, tecnológica e de inovação desenvolvidos por ex-bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti) e do Programa Unificado de Iniciação Científica e Tecnológica (ICT sem remuneração). Os programas são geridos por comitês institucionais internos e externos, que atuam como corresponsáveis na organização dos eventos na UFSCar.

As inscrições para submissão de resumos devem ser feitas no período de 17 de setembro até 1º de outubro, no site dos congressos, onde estão disponíveis as informações completas sobre as diretrizes para envio dos trabalhos. Os resumos serão analisados pelo Comitê de Iniciação Científica e Tecnológica da própria Universidade e aprovados ou não para apresentação.

Os eventos são gratuitos e abertos a toda a comunidade científica e ao público em geral. Mais detalhes sobre a iniciativa estão no site www.copict.ufscar.br. O e-mail para contato com a organização no Campus Araras é ciccidtiararas2018@gmail.com.